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Agile, Scrum e Kanban: quais as diferenças?

Quando fala-se em gestão de projetos e equipas, metodologias como Agile e frameworks como Scrum e Kanban dominam a conversa.


Quando se fala em gestão de projetos e equipas, metodologias como Agile e frameworks como Scrum e Kanban dominam a conversa.

Elas são as buzzwords que mais aparecem quando o assunto é metodologias ágeis. Mas acredite, elas não são, nem um pouco, a moda do momento. 

Quais são as diferenças existentes entre estes três métodos? Em que pontos se assemelham e em que aspetos diferem? Respondemos a essas questões ao longo deste artigo.

Continue aqui para perceber em profundidade estas prática. Vai ajudar a decidir por qual optar.

Vantagens de trazer a Cultura Ágil para o seu negócio

Em primeiro lugar, vamos fazer uma reflexão rápida: é mesmo vantajoso criar e manter uma Cultura Ágil no seu negócio? Lembre-se que Cultura é o conjunto de práticas, tradições, costumes, hábitos e atitudes que um determinado grupo social partilha. 

Desta forma, quando referimos-nos à cultura organizacional, falamos sobre os elementos simbólicos e práticos que estão incorporados no dia a dia dos envolvidos na empresa. A cultura está ali, a ser vivida, a permear e a passar pelas relações e formas com que o negócio caminha. 

Dentro disto, o desenvolvimento de uma Cultura Ágil  torna-se cada vez mais fundamental. Ela é requerida pela própria dinâmica do mercado, onde colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros de negócios querem soluções rápidas e eficientes; a velocidade, aliada à qualidade e à inovação, define o sucesso dos negócios.

Uma cultura ágil deve ser construída com uma mentalidade ágil. Isto permite que as coisas se movam mais rapidamente, que haja partilha de responsabilidades para as equipas realizarem as tarefas, mas sem tanta hierarquia na tomada de decisões.

Construir uma mentalidade e cultura ágeis oferece uma maneira de aproveitar o poder das pessoas na organização, a encontrar adaptação, inovação e equilíbrio emocional para encarar uma economia que cada vez mais tem o seu ritmo acelerado.

Agora, é importante não fazer confusão entre agilidade e perfeição. A Cultura Ágil oferece vantagens muito mais realistas do que a utópica “perfeição”. A gestão de erros e a aprendizagem são mudanças urgentes nas empresas que querem aculturar o ágil. Conheça os seus benefícios: 

Ganho de competitividade

Provavelmente, o maior benefício de adotar uma abordagem ágil é que pode ter uma vantagem inicial sobre os seus concorrentes. Enquanto eles estão ocupados a planear e a aperfeiçoar, está a fazer muito mais entregas em bem menos tempo.

Equipa motivada e produtiva

Trabalhar a esta velocidade e entregar resultados frequentemente é emocionante e motivador para todos os seus colaboradores. O Princípio do Progresso é importante para a motivação, e trabalhar no mesmo projeto durante meses a fio sem nada tangível para mostrar, pode ser bastante desmotivador, e muitas vezes bem caro. 

Melhor experiência aos clientes

Os clientes vão ter uma sensação constante de que a sua empresa está a crescer porque continua a lançar novos recursos. Também permite que a empresa se adapte às exigências dos clientes, mantendo-os felizes e fidelizados por mais tempo.

Ser perfecionista pode até parecer o lugar mais alto do pódio, mas isso é ilusório. Vários estudos encontraram ligações entre perfecionismo e problemas de saúde, como a depressão, ansiedade, dependência de drogas e aumento do risco de suicídio.

Agile, Scrum e Kanban: quem é quem?

Agora, sim, chegou a hora de entender as três palavras mais pronunciadas quando se trata de práticas ágeis. Confira, a seguir, as diferenças entre Agile, Scrum e Kanban!

Agile vs. Scrum e Kanban

Por definição, Agile é um conjunto de princípios orientadores desenvolvido em 2001, publicado como o Agile Manifesto. Também é um termo genérico utilizado para descrever uma metodologia de gestão de projetos que divide grandes projetos complexos em pequenos pedaços gestionáveis. 

A gestão ágil de projetos começou no desenvolvimento de software para acelerar a conclusão dos projetos, mas agora vemos as práticas a serem aplicadas em diversos setores. 

Scrum e Kanban, por outro lado, são duas metodologias consideradas ágeis. Ou, por outras palavras, se deseja trabalhar de uma maneira ágil, estas são as duas maneiras de fazê-lo com sucesso.

Scrum vs. Kanban

Embora Scrum e Kanban partilhem características semelhantes, muitas vezes é errado dizer que ambas as metodologias são dois lados da mesma moeda. A verdade é que estas duas metodologias ágeis são totalmente diferentes, mas bem complementares.

Scrum

O framework Scrum divide os períodos de trabalho com tempo limitado para o ciclo de desenvolvimento, os chamados sprints, que geralmente duram uma semana. 

Os gestores de projeto planeiam as iniciativas que serão executadas nos sprints. Entre si, a equipa realiza reuniões diárias (também conhecidas como daily) para verificar como está o andamento do projeto. No Scrum, há pelo menos três funções prescritas:

  • O Product Owner: o ocupante desta função é o responsável pelo planeamento inicial, priorização de tarefas e comunicação;
  • O Scrum Master: o responsável por supervisionar o processo durante o sprint.

Membros da equipa: as pessoas que realizam as tarefas no sprint.

Kanban

O Kanban não possui um prazo definido para a conclusão dos itens. Em vez disso, este framework é gerido tendo em conta a prioridade dos itens (por exemplo, tickets/cartões) num quadro Kanban. 

O quadro possui colunas diferentes que informam os gestores do status de um item que está a ser trabalhado, incluindo tarefas pendentes, em andamento e tarefas completas.

Podemos resumir o Kanban como um método para gerir a criação de produtos com a visão de entrega contínua, sem sobrecarregar as equipas de desenvolvimento. Ele deve ser um aperfeiçoamento dos processos organizacionais existentes para melhoria contínua, sem alterar totalmente os sistemas existentes da organização.

→ Diferença fundamental: o Scrum é mais estruturado e fluido, enquanto o Kanban é menos e baseia-se numa lista (também conhecida como lista pendente) de itens a serem executados. 

Scrum ou Kanban: qual o método ágil escolher?

Para decidir entre os dois frameworks ágeis, é necessário investigar os seus requisitos de negócios. Há quase um consenso entre os especialistas; eles sugerem o seguinte: decida se quer que os seus projetos sejam concluídos com mais rapidez ou se quer melhorar o processo de uma forma geral. 

Assim sendo, aposte no Scrum, se quiser produzir rapidamente. Por outro lado, se quer melhorar o seu processo de produção, escolha o Kanban.

Passo a passo: como implementar as Práticas Ágeis na sua equipa

Para finalizar, deixamos-lhe um passo a passo de como implementar práticas ágeis na sua equipa.

Escolha as metodologias certas

Como metodologia de gestão de projetos, o Agile é altamente interativo, permitindo ajustes rápidos em todo o projeto. Também oferece processos repetíveis, reduz riscos, permite feedback imediato e reduz a complexidade. 

Entretanto, e conforme já vimos, não é uma prática uniforme e, dentro da abordagem, existem várias estruturas apropriadas para certos tipos de negócios e/ou projetos (Scrum e Kanban, por exemplo).

Selecionar a estrutura Ágil certa e apropriada ao seu negócio pode ser a chave do sucesso para uma implementação bem-sucedida, a servir como uma tática.

Comece em baixo e vá subindo

Embora, idealmente, toda a empresa funcione de maneira ágil, a adaptação de uma organização que é utilizada para o desenvolvimento sequencial vai exigir um esforço significativo e alguma paciência. 

É impossível mudar a empresa inteira da noite para o dia, portanto, é recomendável começar a incorporar o Agile em departamentos individuais. 

Tenha em mente que os métodos ágeis podem ser menos valiosos para operações rotineiras, como manutenção da fábrica, contabilidade ou vendas. No entanto, é importante que a maneira de trabalhar se espalhe por todos os departamentos, para que eles não sejam contrários aos princípios do Agile e prejudiquem o sucesso de toda a empresa.

O Agile também pode ter um valor significativo para departamentos próximos ao desenvolvimento de novos produtos, como o marketing, armazenamento, planeamento estratégico e gestão de recursos”.

Alavanque o Agile no c-level

As funções executivas também podem beneficiar-se do trabalho em equipas ágeis. Ao trabalhar com agilidade, os gestores e líderes podem aprender com os outros “discípulos” e pessoas que trabalham em equipas multidisciplinares.

Conheça os seus utilizadores em primeira mão participando em sessões com clientes e aprenda sobre os desafios comuns que a organização está a enfrentar e a maneira de os superar.

As tarefas de gestão tática também podem ser enriquecidas por uma abordagem ágil. Os executivos seniores devem prestar muita atenção às questões mais críticas de uma empresa e tentar eliminar as atividades de menor valor agregado, como relatórios desnecessários. 

Ao se unirem como uma equipa Ágil e priorizarem as atividades de gestão, eles podem acelerar o processo de tomada de decisões. Desta forma, as suas atividades podem tornar-se mais claras para o resto da empresa, pois os executivos podem partilhar o seu progresso em conselhos comuns visíveis a todos.

Fortaleça a liderança

Um fator importante no sucesso da equipa em qualquer aspeto de um negócio é a clareza em relação às funções e as responsabilidades, e o equilíbrio certo entre autoridade e responsabilidade. 

Apesar da natureza colaborativa do Agile, este ainda é um desafio. Embora as equipas devam ser ágeis e os membros individuais confortáveis ​​com ambiguidade e experimentação, a liderança ainda é importante. 

Os líderes devem ser capazes de identificar e enfatizar as melhores práticas para a equipa durante a transição para o trabalho ágil. Isto não quer dizer que os líderes devam reverter para uma hierarquia de cima para baixo — os especialistas no assunto afirmaram que devem, inclusive, evitar dar ordens.

Em vez disso, o Agile é mais adequado para uma abordagem de baixo para cima, que defende autonomia e equipas auto-organizadas. Estas ações simples podem ajudar as equipas a trabalharem juntas em direção a metas e desafios, em vez de executarem tarefas impostas. Ofereça aos seus colaboradores espaço para inovar e ser criativo. Nomeie um único responsável para as iniciativas, mas deixe claro que é a equipa a responsável pelo resultado final.

Concentre-se no ‘lado tranquilo’ da mudança

Por fim, o Agile requer mudanças organizacionais. Como mencionado anteriormente, é melhor entregá-lo por departamentos individuais, em vez de a toda a empresa, para que haja algum tempo para ajustes, caso sejam necessários.

Nesse caso, é essencial ajudar os membros da equipa a colaborar simultaneamente com outras disciplinas.

O primeiro passo é alinhar todos os membros da equipa. A gestão deve ter uma visão geral e garantir que todos os departamentos e equipas percebem as prioridades da organização. Também é importante concentrar-se na construção e formação de equipas multidisciplinares. Isso não requer necessariamente uma nova estrutura organizacional, mas sim aprender a colaborar simultaneamente com outras disciplinas e unidades de negócios.

Além disso, a ênfase na motivação e no compromisso da equipa é fundamental para o sucesso. Ouvir o que as equipas estão a dizer e as barreiras que estão a desvendar que as impedem de trabalhar com mais eficiência pode melhorar a motivação, além de preparar a equipa para um futuro ágil menos hierárquico, onde o seu conforto ao contribuir é essencial.

Agora que já percebeu a diferença entre Agile, Scrum e Kanban, que tal conversar com algum dos nossos especialistas? Podemos ajudar no seu projeto e tornar a sua equipa mais ágil. Entre em contacto connosco

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