Partilhar:

Categorias:

4 min read

Business Intelligence e Analytics: quais são as principais diferenças?

Na Era dos dados, quem utiliza Business Intelligence e Business Analytics não só sai na frente, mas pode alcançar resultados exponenciais no mercado e diferenciar-se em seu negócio.


Os dados estão em todos os sítios– isto, provavelmente você já sabe. E também já deve perceber o quanto usá-los estrategicamente é importante para o seu negócio. É neste contexto que entram o Business Intelligence e o Business Analytics.

Há anos, uma frase impactou o mundo dos negócios: “dados são o novo petróleo”. Nós concordamos, é claro. Ainda mais quando colocamos Business Intelligence e Business Analytics em perspetiva. Porém, precisamos ir além.

Hoje, o poder dos dados não deve ser subestimado. 

E se quer que a sua empresa fuja de vulnerabilidade, confira este artigo para perceber tudo sobre as suas ferramentas contra isso: Business Intelligence e Business Analytics!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence – ou BI – é a inteligência dos negócios a partir dos dados. Ou seja, é uma forma de utilizar as informações para tomar decisões estratégicas e alinhadas ao objetivo do negócio.

Para isso, o BI recolhe, visualiza e analisa conjuntos de dados para compreendê-los e retirar os insights e informações valiosas para a empresa.

Através do BI, os profissionais conseguem embasar a sua tomada de decisão, otimizar os seus resultados e evoluir o seu negócio de forma objetiva, a minimizar os erros e a reduzir gastos e esforços desnecessários.

De forma simples, podemos definir Business Intelligence como o primeiro passo para compreender em profundidade a sua empresa e, a partir daí, traçar planos e objetivos estratégicos para o futuro.

E o Business Analytics, o que é?

Business Analytics – ou BA – é a análise dos negócios a partir dos dados gerados pelo Business Intelligence. Ou seja, o BA funciona como um complemento, uma segunda etapa do BI.

Business Analytics explora os dados através de uma análise estatística. Para isso, envolve a utilização de tecnologias e métodos avançados de análise de informações das mais variadas fontes e em grandes volumes.

Dentro de BA, existem técnicas diferentes que podem ser empregadas para realizar análises de acordo com as necessidades, objetivos e expetativas de cada organização. São elas:

  • Inteligência básica de negócios;
  •  Análise estatística.

Deu para perceber que BA e BI estão diretamente ligados, certo? Uma abordagem complementa a outra e a utilização das duas juntas torna a sua empresa data-driven, ou seja, orientada a dados.

Principais diferenças entre BA e BI

Preparamos uma lista especial para você com as principais características e funções de BA e BI. Esta vale apontar e ter sempre à mão se bater a dúvida por aí. Confira!

Business Intelligence

  • Visualização + Análise de dados: o olhar centrado no passado e no presente ajuda a entender o que já aconteceu e o que está a acontecer neste momento.
  • O que faz? Analisa dados para identificar possíveis riscos, realiza pesquisas e verifica qualidade de informações, desenvolve dashboards para proporcionar a estruturação e visualização dos dados
  • Como faz? Através da mineração de dados, geração de relatórios, benchmarkings, análises descritivas, preparação de dados.
  • Softwares e ferramentas: realizam importações, fazem limpezas e geram análises dos bancos de dados disponíveis.

Business Analytics

  • Decifra os dados gerados através do BI e faz os dados gerarem valor para o negócio.
  • Olhar centrado no futuro: utilizar a análise dos dados para embasar decisões estratégicas e previsões futuras.
  • O que faz? Análises descritivas, análises preditivas e análises prescritivas
  • Como faz? Levanta as necessidades do negócio, explora os dados macros, realiza a análise dos dados, prevê o que é provável que aconteça, busca a melhor solução e medição dos resultados.
  • Softwares e ferramentas: fazem a visualização de dados em plataformas de análise de autoatendimento ou em ferramentas de análises estatísticas, além de plataformas de Big Data.

Independente do seu objetivo, vale lembrar que as empresas que ocupam a vanguarda do seu setor (e, muitas vezes, do mercado) possuem estratégias integradas de Business Intelligence + Business Analytics.

É desta forma, combinando as duas abordagens, que estas organizações tornam-se ainda mais competitivas porque obtêm dados que fornecem informações seguras e insights objetivos para embasar e orientar as suas decisões de negócios.

Como Business Intelligence e Analytics podem melhorar os resultados dos negócios?

Já falamos que os dados estão em todos os lugares. E nós produzimos dados o tempo todo. Na verdade, o mundo todo produz dados o tempo todo.

O que não pode acontecer é a sua empresa se perder na infinidade de dados. Pelo contrário: é preciso saber priorizar as informações e definir o que é importante ou não. E Business Intelligence e Business Analytics podem ser as ferramentas que vão ajudar nesta missão. 

O que BI e BA podem fazer pela sua empresa:

  • Apoiar decisões estratégicas;
  • Integrar e estruturar as informações;
  • Garantir a monitoração constante de ações e campanhas;
  • Resolver os problemas complexos de forma segura;
  • Identificar as oportunidades de crescimento para o seu negócio.

Para isso, é preciso virar a chave hoje mesmo para uma cultura data-driven – ou seja, guiada pelos dados. Não existe mais espaço para decisões e estratégias baseadas em hipóteses. Isso pode, inclusive, custar bem caro para a sua empresa.

E se quer implementar uma cultura data-driven na sua empresa, conte connosco. Para ajudar-te, preparamos o e-book Business Analytics: implemente a cultura analítica na sua empresa. Clique no banner a seguir e aceda ao conteúdo.

Voltar