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Conheça as 12 melhores ferramentas de BI

Que os dados estão em todos os sítios não é segredo. Mas você sabe tomar decisões data-driven? É desta forma que entram as 12 melhores ferramentas de Business Intelligence.


Que os dados são altamente valiosos já é um facto conhecido. Mas de pouco adianta estar a par se não souber como tomar decisões a partir deles. É justamente por auxiliar nesta etapa que as ferramentas de BI são tão importantes.   

Basta fazer um pequeno exercício para perceber: imagine quantos dados uma empresa é capaz de gerar por dia a partir de vendas, transações, solicitações, mensagens, informações financeiras, estoque e etc… 

Agora pense em como seria analisar bases, comparar todas as informações e gerar insights únicos com agilidade, sem a ajuda da tecnologia. Praticamente uma missão impossível, certo?

Nossa mente não é capaz de processar a infinidade de dados que uma empresa produz e a verdade é que ela não precisa: hoje em dia é possível contar com ferramentas que fazem isso muito bem e é sobre elas que vamos falar a partir de agora! 

O que são ferramentas de BI?

Para explicar o que são as ferramentas de BI precisamos retomar o conceito de Business Intelligence: nome dado ao processo de recolher, guardar, recuperar e interpretar dados, com o objetivo de perceber melhor a operação de um negócio.

O que o BI faz é proporcionar insights valiosos, que permitem o desenvolvimento de planos de ações bem direcionados e a obtenção de resultados positivos. Mas, para que isso de fato aconteça, é preciso contar com os recursos certos. 

É deste modo, que as ferramentas de BI entram em cena. Tratam-se, basicamente, de softwares que atuam na captação e comparação dos dados mais relevantes de um negócio, a fim de respaldar a tomada de decisão.

Quais são as melhores ferramentas de BI?

Agora que já sabe o que são as ferramentas de BI, queremos apresentar quais são as melhores opções que o mercado oferece nesta frente. Confira:

1. IBM Watson Analytics

Se gosta de ler sobre dados ou trabalha na área de IT, provavelmente já conhece ou pelo menos ouviu falar desta ferramenta. 

A IBM Watson Analytics é uma ferramenta de BI bastante conhecida, que foi anunciada em 2014 e utiliza a tecnologia de computação na nuvem. 

Nela, é possível visualizar e analisar os dados (que estão na nuvem) de forma bem simples e confiável, o que facilita muito a vida de quem ainda não domina tanto este assunto. 

Para usá-la não é preciso ter conhecimento sobre estatística ou linguagem de programação. Basta fazer perguntas utilizando as suas próprias palavras para que o sistema carregue as respostas de forma praticamente instantânea.

Sendo assim, a solução da IBM não é útil apenas para os cientistas de dados, mas também para empreendedores que desejam saber mais sobre a realidade dos seus negócios.

2. Google Data Studio

Se existisse uma competição para saber quem detém mais dados no mundo, alguém tem alguma dúvida de quem seria o campeão? 

O Google está constantemente de olho nos dados e a melhorar as suas ferramentas. Um exemplo claro é o Google Data Studio, uma plataforma online e gratuita que converte dados em painéis e relatórios personalizáveis. 

Além de trazer insights sobre o Google Analytics, a solução também permite aceder a dados de diversas áreas estratégicas para as empresas, como RH, Vendas e Marketing. 

Assim como a ferramenta de BI da IBM, o Data Studio também está hospedado na nuvem – o que inclusive facilita a partilha de relatórios e painéis entre diferentes membros de uma equipa e a colaboração em tempo real.

Além disso, tem interface da web e conecta-se a outras fontes de dados, como LinkedIn, MailChimp, PayPal, Salesforce, Twitter, diferenciais que o colocam entre as ferramentas de BI mais utilizadas atualmente.

3. BIRT

Entre as gigantes, uma menorzinha. A BIRT é open source, o que garante a possibilidade de personalizá-la de acordo com as necessidades do seu negócio.

No geral, a BIRT permite a extração e combinação de dados de fontes diferentes, indo desde banco de dados e arquivos até serviços da web. 

Além disso, a ferramenta atende a ampla gama de necessidades de relatórios, que inclusive podem ser incorporados em aplicações (especialmente aqueles baseados em Java).

Por não ser uma ferramenta comercial, é um pouco diferente das outras do que estão disponíveis no mercado. O lado bom? Não existem recursos padrão e seus devs podem adaptar-se de acordo com o que precisarem. O lado ruim? Não tem serviço de suporte técnico. 

4.  Microsoft Power BI

Mais um gigante no setor de informática, a ferramenta de BI da Microsoft tem alguns pontos fortes: 

  • Relatórios dinâmicos e dashboards que podem ser criados de forma rápida e fácil, de acordo com a necessidade do utilizador;
  • Integração com várias fontes de dados diferentes (por exemplo, ficheiros, redes sociais, apps na nuvem);
  • Visualização de dados avançada. 

Com a proposta de permitir que os utilizadores finais criem os seus próprios relatórios e dashboards, a plataforma conta com uma interface simples e oferece recursos de aprendizado online gratuitos, assim como tutoriais, para facilitar a sua utilização. 

Os painéis também são um ponto forte, já que dão uma visão ampla das métricas escolhidas, que são atualizadas em tempo real e podem ser visualizadas no desktop, tablet e telemóvel. 

A Microsoft Power BI está disponível em três versões: a gratuita (Author); a Pro, que conta com uma taxa mensal e a Premium (para grandes empresas).

5.  Looker

A plataforma de análise de dados da Looker é um meio termo entre as grandes ferramentas de BI que oferecem muito suporte e as pequenas que oferecem muita customização. 

Isso porque, ao mesmo tempo em que permite que os utilizadores customizem os dados, também possui experts disponíveis para ajudar quem precisa alinhar este trabalho.

Além de apresentar painéis em tempo real, que propiciam uma análise aprofundada, a Looker também conecta-se a diferentes fontes de dados e oferece suporte à hospedagem em nuvens públicas, como Google Cloud Platform e AWS. 

Embora a ferramenta seja paga, é possível fazer um teste gratuito!

6.  Salesforce

A ferramenta de BI do Salesforce se chama Einstein Analytics e integra BI e Inteligência Artificial, a fim de permitir a deteção de tendências de forma mais completa.

Um dos seus grandes diferenciais é que, além de permitir uma análise inteligente dos dados, também fornece as recomendações de ações de acordo com cada previsão feita. 

Além disso, há outras vantagens que merecem destaque, como:

  • Permite o acesso de autoatendimento aos dados para os utilizadores de toda a empresa;
  • Permite que os utilizadores criem modelos preditivos a partir de seus dados (não se limita aos dados que estão na nuvem do Salesforce);
  • Extrai dados do Oracle, SAP e outras fontes;
  • Possui modelos específicos para cada setor e ferramentas personalizadas para os setores de Vendas, Marketing e IT.

A ferramenta é paga e conta com diferentes opções de plano, que podem ser conferidas neste site.

7.  Project BI

Esta é uma das ferramentas de BI que entrou na nossa lista porque fala diretamente com um público específico: o gestor de projetos.

Se a sua dor é analisar e responder com embasamento nos dados quais são os melhores e mais rentáveis projetos para a sua empresa, os seus problemas acabaram…

Com o Project BI é possível realizar uma priorização por relevância, identificar problemas e otimizar ainda mais a sua gestão.

A ferramenta oferece recursos como dashboards, status reports, alertas e registos de ocorrências, além de permitir a partilha com todos os envolvidos em tempo real. 

Há quatro tipos diferentes de planos que adequam-se a empresas de todos os tamanhos.

8.  Adobe Analytics

Assim como o Project BI, a Adobe Analytics é um pouco mais específica para canais de marketing, a permitir a implementação em tempo real de diversas análises e segmentações detalhadas. O foco, aqui, é acompanhar os dados de qualquer etapa na jornada do cliente.

Com esta ferramenta é possível, por exemplo, identificar os targets mais importantes para as suas campanhas, personalizar os relatórios de acordo com os seus objetivos, medir como os clientes interagem com a sua marca e etc. 

Entre os pontos fortes da ferramenta, destaca-se a possibilidade de aceitar dados de praticamente qualquer canal. Além disso, a Adobe Analytics possui tecnologia de machine learning e a inteligência artificial, o que facilita ainda mais a análise preditiva.

9. Tableau

A Tableau é hoje uma das líderes mundiais quando o assunto é ferramenta de BI e tem como proposta colocar a análise ao alcance de todos, de forma intuitiva. Sendo assim, pode ser usada tanto por técnicos e profissionais de IT quanto por executivos.

Versátil, a plataforma pode ser implantada na nuvem, localmente ou integrada de forma nativa com o CRM da Salesforce. Além disso, todos os dados podem ser facilmente integrados ao sistema.

Outro ponto interessante é que a empresa oferece diversos recursos para facilitar a utilização da ferramenta por parte dos utilizadores, a incluir vídeos, formações gratuitas, certificações e programas académicos. 

Por fim, a Tableau conta com planos para utilizadores individuais e organizações com as necessidades específicas de análise de dados. 

10. Oracle BI 

Integrando Machine Learning e Inteligência Artificial, a Oracle BI tem como objetivo impulsionar o acesso e o processamento de dados por parte dos utilizadores, engenheiros e cientistas de dados, além de tornar possível a avaliação de previsões.

A ferramenta possui uma vasta opções de métricas pré-definidas, prontas para uso, e suporta um volume maior de dados. Sendo assim, é bastante indicada para as empresas que processam uma quantidade de informações realmente grande.

Para completar, a Oracle BI permite a criação de dashboards dinâmicos e completos e a definição de alertas relacionados ao comportamento de dados.

11. QlikView e Qlik Sense

Para quem busca por dashboards avançados e interativos, as duas versões disponibilizadas pela Qlik podem ser boas opções: a QlikView, que é uma solução de analytics clássica; e a Qlik Sense, que é a versão mais moderna da plataforma.

Em ambos os casos, o destaque fica por conta do Mecanismo Analítico Associativo, que permite a pesquisa e exploração ampla de todos os dados de forma praticamente instantânea, além de oferecer combinações quase ilimitadas de dados de qualquer fonte.

12. Domo Business Cloud

Para concluirmos a lista, temos o Domos Business Cloud, uma plataforma que combina a integração, inteligência e aplicativos de dados em uma única solução.

Aqui, o grande forte é a oferta de ferramentas de BI adaptadas a diferentes setores, como educação, saúde e serviços, e com múltiplas funções diferentes.

Além de atender aos profissionais de BI, o Domo Business Cloud também é voltado para pessoas das áreas de Marketing e Vendas, além de CEOs. 

Dá para fazer um teste grátis para conhecer mais sobre a plataforma antes de adquiri-la. 

Como escolher a melhor ferramenta de BI?

Agora que já percorreu a nossa lista, deve ter se impressionado com a quantidade de ferramentas de BI que o mercado oferece. 

E se por um lado isso é ótimo, já que expande as possibilidades, por outro a imensa variedade também costuma levantar mais dúvidas nos utilizadores sobre qual é a melhor opção. 

A verdade é que não existe uma resposta fechada para esta pergunta. Tudo dependerá da necessidade de cada negócio. 

Para aumentar as chances de sucesso, portanto, a sua escolha deve se pautar em uma análise cuidadosa sobre o seu setor de atuação, a realidade atual da sua empresa e qual é a solicitação mais urgente que possui em relação a BI. 

Se mesmo após esta avaliação não souber qual a solução escolher, é possível ainda pedir ajuda especializada. Os consultores de BI da MJV, por exemplo, já utilizaram várias ferramentas disponíveis no mercado e podem auxiliar a sua empresa na tomada desta decisão.

Mas se quiser aprender mais sobre o universo da análise de dados, clique no banner a seguir e confira um e-book completo que preparamos para si.

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