Database as a Service (DBaaS): uma nova solução para bancos de dados relacionais
Saiba tudo sobre Database as a Service. A sua relevância não para de crescer!
Armazenar dados e utilizá-los para a geração de insights deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade. O Database as a Service (DBaaS) é um serviço para auxiliar as empresas neste desafio.
Existem diversas fontes geradoras de dados: redes sociais, comércios online, buscadores online, e muito mais.
Organizar e armazenar esses dados pode ser um caminho complexo, e são necessários especialistas para isso: esse serviço se chama Database as a Service, e sua relevância não para de crescer.
Quer saber tudo sobre o serviço? Confira o artigo!
O que é Database as a Service (DBaaS)?
O Database as a Service (DBaaS) é um serviço de banco de dados, baseado em Cloud Computing, para o armazenamento e gestão de dados estruturados, ou seja, os dados deixam de ser armazenados localmente e são disponibilizados em servidores online de Cloud.
Diversos membros da empresa podem aceder, consumir, inserir e modificar as informações que lá estão armazenadas.
Neste tipo de contrato de serviço, as empresas contratantes atribuem às empresas que fornecem serviços de Computação em Nuvem a responsabilidade de armazenar e acompanhar as informações lá colocadas, prezando sobretudo pela segurança das informações.
Leia também: ChatGPT: O que é, como funciona e quais as aplicações?
Qual a importância de ter uma Base de Dados?
Para muitas empresas, armazenar essas informações e utilizá-las para a geração de insights de negócio deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade urgente.
Empresas que armazenam os seus dados corretamente e os usam como um ativo podem estar muitos passos à frente dos concorrentes, antecipando tendências de mercado, reduzindo custos, evitando fraudes, entre tantas outras possibilidades.
Como armazenar uma Base de Dados?
A maneira natural de armazenar uma base de dados seria utilizar a estrutura local de TI que a empresa possui e salvar todas essas informações em dispositivos espalhados pela empresa, certo?
Porém, com a experiência que as empresas adquiriram ao longo do tempo, o acesso às informações fracionadas entre as suas unidades pode reduzir a velocidade com que as análises, hipóteses e insights são obtidos.
Além disso, há a questão do elevado custo que deverá ser empregado na compra de equipamentos de TI para este fim, na construção de servidores, entre outros investimentos necessários para o armazenamento local das informações da empresa.
Então qual seria a melhor forma de armazenar essas informações, de forma que estejam disponíveis de forma rápida e cujo custo seja acessível e previsível por parte dos gestores?
A resposta é: Database as a Service (DBaaS).
Como funciona o Database as a Service (DBaaS)?
Assim como os tradicionais tipos de bancos de dados relacionais (RDBMSes), como o SQL Server, o MySQL, o PostgreSQL e o Oracle, os DBaaS tem um funcionamento muito semelhante, porém a sua estrutura está totalmente alocada na nuvem.
Grandes empresas do mercado fornecem serviços pagos de DBaaS, como o Amazon (através do Relational Database Service – RDS), a Microsoft (através do Microsoft Azure SQL Database) e a Google (através do Google Cloud SQL).
Existem serviços gratuitos de DBaaS como Metabase, mas possuem funcionalidades limitadas. Durante o processo de migração para um DBaaS, é muito importante que uma equipa local de TI e os prestadores de serviços por parte da DBaaS, estejam atentos às estruturas de dados locais.
Tudo isso para que durante a migração nenhuma informação seja perdida e estruturas de dados sejam mantidas após a migração para a nuvem.
ODBC e JDBC: o que significam esses termos?
O ODBC é um protocolo que pode usar para conectar um banco de dados do Microsoft Access a uma fonte de dados externa, como o Microsoft SQL Server.
JDBC é uma API de nível de chamada, o que significa que as instruções SQL são transmitidas como sequências para a API que, então, se encarrega de executá-las no Serviço de Gestão de Área de Trabalho Remota (RDMS).
Consequentemente, o valor dessas sequências pode ser alterado no tempo de execução, tornando o JDBC dinâmico.
Assista a nossa sessão sobre Modernização de Dados no IDC Cloud Roadshow:
Por que utilizar o Database as a Service (DBaaS)?
Segurança e Confiabilidade
A segurança e confiabilidade, sem dúvida, são requisitos mínimos que os serviços de DBaaS oferecem aos seus utilizadores, pois as empresas prezam pelo sigilo de suas informações.
Escalabilidade
Os serviços de DBaaS tem os seus planos pré-definidos, mas podem ser adquiridos espaços e serviços de acordo com a necessidade do cliente.
O que contribui diretamente para a redução dos custos, pois os serviços são contratados à medida que são requisitados, acompanhando o desenvolvimento das empresas ao longo do tempo.
Além disso, as soluções em nuvem permitem o rápido incremento de capacidade de processamento e armazenamento, acompanhando picos de necessidade que possam ocorrer devido a efeitos sazonais.
Redução de Custos de Infraestrutura
Com a adoção do DBaaS, há a eliminação de uma infraestrutura física para suportar as operações da empresa, uma vez que o provedor de serviços em nuvem passa a ser o responsável pelas instalações físicas, hardware, equipamentos de rede, instalações de softwares, atualizações em geral, manutenções, configurações e tudo mais.
Com isso, a empresa reduz custos com instalações, equipamentos e pessoal.
Facilidade de acesso
Parte dos serviços ofertados pelos DBaaS são de fácil acesso por parte dos utilizadores não-técnicos e muitas das plataformas oferecem programas de formação, auxiliando na utilização dos seus serviços.
Alguns serviços de DBaaS fornecem interfaces de realizar análises de dados, como consultas, construção de gráficos com base nos dados armazenados, entre outros.
Qual a desvantagem de utilizar Database as a Service (DBaaS)?
Uma das desvantagens é que, após o processo de migração, a empresa fica dependente da disponibilização dos serviços por parte das empresas de DBaaS.
Assim, problemas de acesso à nuvem e latência reduzida são alguns problemas que podem ocorrer.
Afinal, vale a pena utilizar Database as a Service (DBaaS)?
De forma geral, a utilização deste tipo de serviço tem muitas vantagens para as empresas e a sua utilização pode trazer o diferencial de mercado necessário, pois:
- Entram num maior nível de competitividade em relação ao mercado
- Possibilidade de lidar de forma ágil e eficaz com os seus dados,
- Construir insights relevantes para a estratégia do negócio
- Facilidade e segurança de acesso aos dados por toda a empresa