Partilhar:

Categorias:

5 min read

Descarbonização: o que é, desafios e oportunidades

A descarbonização tem o objetivo de diminuir o lançamento de gás carbónico na atmosfera, por meio da utilização da energia renovável. Conheça agora os benefícios de adotar essa técnica sustentável!


Desde que os combustíveis fósseis foram descobertos, o mundo mudou e chegamos ao que conhecemos hoje. Porém, o uso desses recursos prejudicou o planeta em larga escala, como uma faca de dois gumes: progresso em detrimento do meio ambiente. Pensar na descarbonização tornou-se urgente!

Ao longo do tempo, a sustentabilidade ganhou força e trouxe à tona a descarbonização, um processo ecologicamente correto que pretende reduzir a emissão de gás carbónico (CO2) na atmosfera. 

Mas algumas questões podem aparecer quando pensamos em mudar hábitos que, muitas vezes, são maléficos ao planeta. Quer entender o que é a descarbonização e como colocá-la em prática? Continue a ler o artigo!

O que é a descarbonização?

Em linhas gerais, descarbonizar significa diminuir a emissão de gases oriundos de combustíveis fósseis no meio ambiente, ao longo do tempo.

Exemplos próximos desses tipos de combustíveis são o carvão e o petróleo, usados em larga escala por diversos setores, como o petrolífero.

A temperatura do planeta é afetada diretamente por esses gases porque, ao serem lançados, são os responsáveis pelos buracos na camada de ozónio – além do gás carbónico alterar a composição do ar.

Ou seja, o gás carbónico é um dos principais causadores do efeito estufa e, consequentemente, pelas mudanças no aquecimento global.

A descarbonização passa por um processo chamado de transição energética, na qual, além de mudar estruturalmente a forma como os gases são emitidos, a economia também sofre alterações na maneira como é gerada: só poderá ser produzido aquilo que o planeta conseguir suportar.

Quais os benefícios da descarbonização?

A descarbonização pode ser feita tanto por pessoas quanto por empresas e, em ambos os casos, as vantagens do investimento em energia sustentável são surpreendentes.

Confira alguns benefícios que a descarbonização pode trazer:

  • A longo prazo, é o método que mais vai reduzir gastos com energias;
  • Para as empresas, estar atrelada a práticas ESG é um ganho tanto para o valor quanto para posicionamento de marca porque tornou-se uma forma de se colocar no mercado, de forma consciente e verde;
  • Organizações alinhadas ao propósito sustentável, em diversas partes do mundo, podem receber incentivos fiscais e isenção de impostos;
  • Ajuda no desenvolvimento de práticas sustentáveis na economia;
  • Por último, e não menos importante, colabora com a sociedade e o meio ambiente.

O que fazer para colocar em prática?

Antes de qualquer atitude, até mesmo da implementação da energia limpa, é importante entender que a principal estratégia para a descarbonização é minimizar o desperdício de matéria-prima.

A equação é simples: quanto maior o desperdício, maior o gasto desnecessário de recursos naturais. 

E ainda podemos tangenciar mais, aplicando o risco que um desperdício qualquer pode causar à sustentabilidade: o descarte desnecessário de uma lâmina desencadeia a produção de mais materiais; fabricação esta que utiliza métodos que emitem bastante gás carbónico na atmosfera.

Já que estamos a falar em maquinaria industrial, outro ponto de atenção é o uso de novas tecnologias, menos poluentes e mais eficientes, em processos de larga escala. Máquinas recentes evitam desperdícios e trazem um excelente custo-benefício.

Utilizar energia proveniente de uma fonte renovável, como a solar, é a etapa fundamental do processo de descarbonização.

Produções em larga escala que usam, por exemplo, essa fonte energética, reduzem as emissões carbono no planeta e tornam o processo mais limpo. É bom tanto para sua empresa quanto para a sociedade.

Vale ressaltar também que a conscientização coletiva para a adoção de energia limpa é essencial para que a descarbonização atinja níveis ainda maiores, no futuro.

Quais os desafios da descarbonização?

Embora a descarbonização traga inúmeros benefícios, há muitas questões que a cercam e não há uma única resposta para resumir o motivo pelo qual ainda não é utilizada em grande escala.

Um dos grandes obstáculos da descarbonização é o tempo! Historicamente, alterações no perfil da matriz energética levam mais de 50 anos. 

E o processo precisa acontecer em um espaço de 30 anos para conseguirmos limitar as emissões de gases do efeito estufa em conformidade com o Acordo de Paris.

Além disso, a descarbonização está associada à transição energética e insere alguns entraves ao sistema existente, necessitando de regras e incentivos novos e coerentes para responder a essas novas perspetivas.

Um outro ponto é fazer a integração dos diversos sistemas descentralizados, de tal modo que se garanta a segurança energética e evite perdas económicas durante essa transformação.

Grande parte das medidas de descarbonização envolve a eletrificação de diversos setores e, para atender a essa nova necessidade, a eletricidade precisa expandir a sua presença na matriz energética.

Mas essa expansão deve ser pautada em fontes renováveis e tecnologias eficientes de armazenamento. 

E, nos setores difíceis de eletrificar, as apostas estão focadas em tecnologias ainda incipientes, como o hidrogénio renovável e os biocombustíveis avançados. 

Apesar de todos os desafios citados acima, uma coisa podemos afirmar: não existe solução única na estratégia de descarbonização dos diversos setores.

Mas sim uma combinação de tecnologias e estratégias, que deve ser apoiada por políticas oportunas, eficazes e precisas.

Iniciativas que estão a impulsionar a descarbonização

Em 2015, o Acordo de Paris determinou que os principais países, até 2025, atingissem o pico de emissão de gases. A partir de então, a missão é que os índices caiam até limitar o aquecimento global a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais, antes da grande expansão das fábricas. 

Mais de meia década se passou e as notícias são animadoras: boa parte dos setores, em especial os da iniciativa privada, está a cumprir o acordado.

Desde então, foi criado o Net Zero, que visa reduzir drasticamente o lançamento de carbono no meio ambiente, até 2050, e compensar as emissões indiretas, entendidas como a cadeia produtiva envolvida nas atividades do emissor. Neste ponto, incluem-se terceirizados, clientes e fornecedores.

Ressaltamos ainda o importante papel desempenhado por governos ao redor do mundo por isentar impostos e adotar políticas de incentivos fiscais a empresas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.

Em Inglaterra, criaram o programa “Business Climate Leaders”, cujo propósito é reduzir o máximo que puder as emissões de CO2 na atmosfera pelas pequenas empresas, pelo menos até 2030. 

Conclusão

Para que possamos avançar enquanto sociedade, é necessário pensar de uma forma que dialogue e contribua com a manutenção do meio ambiente. 

Apesar de não ser um termo tão conhecido, a descarbonização tem tomado espaço principalmente depois da convenção das práticas ESG, método que posiciona as empresas perante a compromissos socioambientais.

Em pouco tempo, essa pauta será ainda mais comum seja na vida das pessoas, seja no mundo corporativo.

A chave para efetuar essa mudança está na conscientização. Portanto, devemos ter em mente que a descarbonização garante estabilidade, eficiência e economia, além de cuidar do planeta e assegurar a manutenção sustentável das indústrias.

A descarbonização faz parte faz parte dos principais desafios no setor energético. Quer conhecer todos? Clique no banner e aceda gratuitamente o E-book Inovação no setor Energético: quais os desafios da indústria hoje?

Voltar