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Lead time: o que é e como aumentar a produtividade com essa métrica

Saiba o que é o lead time e como essa métrica pode ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa!


A boa gestão empresarial passa pela medição e acompanhamento de alguns indicadores de desempenho. Principalmente para aquelas que lidam com produção, um dos mais importantes é o indicador de lead time.

É preciso ter a atenção voltada a este conceito, pois determina o tempo necessário para o ciclo de produção ou desenvolvimento de um produto, desde a sua conceção até a entrega ao cliente final. 

Para ajudar-te a entender melhor este conceito e a aprender a otimizar este indicador na sua empresa, preparamos um conteúdo bem completo. Não deixe de ler até o final!   

O que é lead time?

O lead time nada mais é do que o tempo que um produto específico pode levar para chegar às mãos do consumidor. A contagem começa desde o momento do pedido, a passar pelo tempo de produção, despacho e entrega.

Falando assim pode até parecer algo simples, mas não engane-se! Todo esse percurso envolve diversas áreas de uma empresa, como o desenvolvimento de produtos, a logística de produção, o setor de compras, gestão de fornecedores, armazenamento de matéria-prima e do produto pronto, além do transporte.

Cada uma destas etapas leva um tempo diferente para ser executada e, conforme acontecem, o tempo de chegada da mercadoria ao consumidor também pode mudar. Para que uma etapa não atrapalhe a outra, evitando atrasos e prejuízos, é preciso muita atenção e alinhamento.

Aqui vale dizer que, ao contrário do que muitos ainda pensam, o lead time não é utilizado apenas por setores de produção. 

Cada vez mais, torna-se presente em outras áreas, como a de tecnologia. Um dos papéis da métrica, neste caso, é contribuir para que os projetos de desenvolvimento de software sejam entregues dentro do prazo esperado! 

Por que é tão importante?

É exatamente neste ponto que o conceito de lead time destaca-se: ajuda a definir o planeamento da organização.

Caso o controlo deste indicador não seja feito de maneira correta, a companhia corre alguns riscos, tais como: atrasos na entrega, falta de um produto no estoque e a insatisfação do cliente com a má prestação do serviço.

Esses problemas, como deve imaginar, impactam na reputação da marca diante dos consumidores. O que inevitavelmente se traduzirá em menos lucro para o negócio.

Já no contexto das equipas de tecnologia, o lead time ajuda a responder algumas perguntas básicas com relação ao projeto, incluindo o tempo que a equipa leva para desenvolver um novo item e quais são os pontos que afetam essa previsibilidade.

Assim, contribui com a otimização de muitas funções e atividades da empresa, seja padronizando processos ou trazendo mais confiabilidade no atendimento das necessidades dos clientes.

Lead time

Diferenças entre lead time e cycle time

O lead time pode facilmente ser confundido com outro conceito muito conhecido na cadeia de produção: o cycle time (ou “tempo de ciclo”, na tradução para português).

Ambos são muito importantes para a gestão estratégica do desenvolvimento de qualquer produto ou entrega de serviço, mas se diferenciam em sua abrangência.

Até agora, vimos que o lead time tem a função de medir o tempo decorrido entre a chegada de uma solicitação de necessidade e a sua entrega ao cliente, certo?

No caso do cycle time, o tempo medido refere-se, de fato, ao período dedicado pela equipa responsável em executar uma determinada tarefa. Na engenharia de software, por exemplo, essa métrica é bastante utilizada para estimar a velocidade do desenvolvimento, em si, em projetos de software ágeis.

Explicando melhor: o cycle time começa quando um novo trabalho entra na área “em andamento” de um processo e realmente há alguém trabalhando nele. O lead, por sua vez, mede o período entre o aparecimento de uma nova solicitação de trabalho e sua saída final do sistema.

Como calcular o lead time?

De modo geral, há várias formas de calcular o lead time. Existe a maneira pensada para empresas que trabalham com produtos em estoque, aquela que foca em companhias que recebem pedidos sob encomenda e o método aplicado para o desenvolvimento de plataformas.

No primeiro caso, o foco está em entender o seu estoque, calcular o tempo de separação do produto, pensar no contacto com a empresa de transporte e no tempo deste frete.

No segundo caso, é preciso começar por uma lista de tudo o que será necessário para a produção do produto encomendado, como a matéria-prima. Depois, é preciso também calcular o tempo para conseguir estes itens.

A partir daí, os passos seguintes são muito parecidos com o caso de um produto em estoque – que explicamos acima. 

Já quando falamos sobre desenvolvimento de softwares, o lead time pode ser aplicado por meio de um gráfico, que vai ajudar a responder se as funcionalidades pensadas estão a ser desenvolvidas dentro do prazo e se existe algo afetando a entrega e finalização das etapas no tempo estipulado.

Ao responder tais questões, fica mais fácil entender o tempo de desenvolvimento e agir com base em dados confiáveis.  

Como utilizar?

Uma vez calculado o lead time de um produto, cabe a si utilizar a informação a seu favor. Pode, por exemplo:

  • Investigar qual o lead time ideal para o setor em que atua;
  • Identificar possíveis problemas de produção e definir planos de ação para cada um deles;
  • Colocar os departamentos envolvidos em linha para os ajustes necessários.

São atitudes como essas que a empresa obterá benefícios de dar inveja! Podemos citar melhoria de processos, vantagem competitiva e aumento de produtividade como benefícios quase que instantâneos.

Como aplicar metodologias ágeis para otimizar o lead time e aumentar a produtividade?

Para ajudar-te a organizar as informações e colocar em prática os três pontos que citamos no tópico anterior, recomendamos o uso das metodologias ágeis.

Em geral, esses métodos ajudam a organizar as ideias de forma mais visual e que visam a otimização de processos – justamente o que queremos aqui ao calcular nosso lead time, não é?

Uma das ferramentas mais conhecidas nesta frente é o quadro Kanban, que permite a gestão visual de forma bastante simplificada ao mostrar as principais tarefas do projeto, os prazos e quem é o responsável por cada uma delas. 

Caso queira aprofundar-se neste assunto e começar a utilizar as metodologias ágeis com maestria, descarregue agora mesmo o nosso livro Agilidade nas empresas: um guia prático

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