Mindset Ágil: como usar sprints para agilizar projetos?
O mindset ágil está em alta no mundo dos negócios. Ele é uma resposta às constantes mudanças mercadológicas, com especial atenção para a rápida inovação tecnológica.
Não é novidade, o mundo corporativo incorporou as práticas ágeis em suas rotinas. Os benefícios são inúmeros. No entanto, um passo anterior é fundamental para o sucesso da agilidade nas empresas: desenvolver o Mindset Ágil.
Continue a ler para entender como os executivos de sucesso estão a alcançar os resultados incorporando o Mindset Ágil e as metodologias em seu cotidiano de negócios!
O que é o Mindset Ágil?
Antes de entrarmos na mentalidade ágil, precisamos lembrar a sua ligação com à Filosofia Ágil.
A Filosofia Ágil surgiu a partir do Manifesto Ágil, quando um pequeno grupo de pessoas se reuniram em 2001 para discutir os seus sentimentos com relação à abordagem tradicional de gestão de projetos de desenvolvimento de software.
Na altura, os especialistas criaram o Manifesto Ágil, que mostrava a necessidade de valorizar quatro frentes:
- Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas.
- Softwares que trabalham com documentação mais abrangente.
- Colaboração do cliente sobre negociação de contratos.
- Respostas rápidas, mudanças ao longo do projeto seguindo um plano.
A partir disso, diversas metodologias foram criadas. Estas, basicamente, são abordagens para acelerar e melhorar a qualidade no desenvolvimento de aplicações.
Nos últimos tempos, têm sido empregadas também para transformar funções departamentais corporativas e práticas de gestão de projetos.
Um destaque entre os frameworks ágeis é o Scrum, que detalharemos melhor mais adiante.
Em geral, quando falamos sobre o Mindset Ágil, estamos a falar de uma mentalidade iterativa, divida em etapas, e incremental de gestão.
O gestor que conta com o Mindset Ágil — e busca desenvolvê-lo em sua equipa — concentra-se em ajudar as equipas num cenário em evolução. E tem facilidade para manter o foco na entrega rápida do valor comercial.
O Mindset Ágil se baseia em:
- Melhoria contínua, flexibilidade;
- Entrega contínua de resultados rápidos;
- Alta qualidade;
- Mitigação de erros.
Scrum e Sprints: o que são e como funcionam?
Conforme já citamos, uma das metodologias ágeis mais importantes dentro da filosofia ágil é o Scrum.
Mas, o que é Scrum?
É uma estrutura iterativa e incremental de desenvolvimento Ágil de software. Foi criada para ajudar as equipas a fazer a gestão de processos de desenvolvimento.
Embora tenha nascido na indústria de software, é também utilizado em muitos outros setores.
O que é ótimo sobre o Scrum é que enfatiza: a colaboração, produto/serviço funcional e flexibilidade para adaptar-se às mudanças.
Transparência, inspeção e adaptação são palavras-chave quando fala-se em SCRUM. Processo, fluxo de trabalho e progresso são sempre visíveis de ponta a ponta.
Quais são as principais funções de uma equipa Scrum?
Uma equipa criada e liderada sob o método Scrum possui as seguintes funções:
Dono do produto (PO)
O product owner representa o cliente, ele tem a visão estratégica do que precisa ser construído. Um de seus principais papéis é deixar os objetivos claros para a equipa Scrum.
É o único que possui o backlog do produto e prioriza as ordens dos itens. Contudo, isso não significa que ele é quem escolhe quanto e como será feito durante o sprint.
Scrum Master
O Scrum Master ajuda o Product Owner e a equipa a entender os seus objetivos comuns e a planear como atingi-los.
É um consultor e um treinador para ambas as partes e garante que a equipa atinja os seus objetivos de sprint.
Como a equipa é auto-organizada, o scrum master deve permanecer neutro. Ele é um colaborador, não uma autoridade.
Equipa
A equipa é auto-organizada e os seus membros são responsáveis por completar as histórias de utilizadores que foram definidas. Deve sempre garantir a agregação de valor ao produto.
Uma de suas tarefas é fornecer estimativas para cada sprint e decidem como o trabalho será feito.
Como funciona um sprint?
Entrando mais especificamente no uso de Sprints, veja agora como empregar essa abordagem no seu dia a dia.
Início do sprint
Cada sprint começa com uma reunião de planeamento. Durante a reunião, o proprietário do produto (a pessoa que solicita o trabalho) e a equipa de do projeto concordam sobre o que será realizado durante o sprint.
A equipa tem a palavra final quando trata-se de determinar quanto trabalho pode ser realisticamente realizado durante o sprint. E o dono do produto tem a palavra final sobre quais os critérios precisam ser atendidos para que o trabalho seja aprovado e aceito.
Duração de cada sprint
A duração de um sprint é determinada pelo facilitador da equipa. Quando a equipa chegar a um consenso sobre quantos dias um sprint deve durar, todos os sprints futuros devem ter a mesma duração — até uma semana, idealmente; menos de um mês, definitivamente.
Durante o sprint
Após o início de um sprint, o PO deve recuar e deixar a equipa fazer o seu trabalho. A equipa realiza reuniões diárias de stand up para discutir o progresso e debater soluções para os desafios.
O product owner pode participar dessas reuniões como observador, mas não deve interferir, a menos que seja para responder a perguntas.
O dono do produto não pode fazer solicitações de alterações durante um sprint e somente o facilitador ou o gestor de projeto tem o poder de interromper o sprint.
Final do sprint
No final do sprint, a equipa apresenta o trabalho concluído ao PO e o ele usa os critérios estabelecidos na reunião de planeamento do sprint para aceitar ou rejeitar o que foi entregue.
Por que práticas ágeis devem estar no radar da sua empresa?
Confira, a seguir, as vantagens que fazem com que as práticas ágeis devam estar no radar do seu negócio. Para melhor exemplificarmos, vamos usar a gestão de projetos como exemplo.
Alta qualidade de produtos e serviços
Nas práticas ágeis, o teste é integrado durante o ciclo. Isso significa que há verificações regulares para ver se o produto ou serviço está a funcionar durante o seu desenvolvimento.
Nessa abordagem, o PO pode fazer alterações, se necessário, e a equipa estará ciente sempre que houver algum problema. Em tempo hábil.
Aqui estão algumas atividades essenciais para garantir a qualidade de produtos e serviços, segundo a filosofia ágil:
- Definir e elaborar requisitos just in time para que o conhecimento das características do produto seja o mais relevante possível.
- Incorporar integração contínua e testes diários no projeto, permitindo que a equipa resolva os problemas enquanto ainda estão atualizados.
- Aproveitar ferramentas automatizadas de teste.
- Realizar retrospetivas de sprint, permitindo que a equipa melhore continuamente os processos e o trabalho.
- Concluir o trabalho usando a definição como: desenvolvido, testado, integrado e documentado.
- Desenvolver o produto ou serviço em ciclos incrementais e rápidos. Isso resulta em pequenas versões incrementais, com cada release baseando-se na funcionalidade anterior.
- Testar cada versão é exaustivamente para garantir que a qualidade seja mantida.
Maior satisfação do cliente
O product owner (cliente, interno ou externo) está sempre envolvido. Além disso, os progressos têm alta visibilidade e a flexibilidade para mudar é bem importante.
Para isso, são realizadas algumas atividades básicas:
- Demonstrar funcionalidades do produto (ou partes do projeto, seja de produto, serviço ou processos) para os clientes em todas as revisões de sprint.
- Entregar produtos ao mercado mais rapidamente e com mais frequência a cada lançamento.
- Dar aos clientes acesso antecipado ao produto durante o ciclo de vida.
- Manter os clientes envolvidos em todas as fases do projeto.
Maior controlo do projeto
- Reuniões regulares de sprint (atividades curtas nas quais a inspeção e as revisões são muito importantes).
- Transparência.
- Garantir visibilidade de cada etapa do projeto para ambas as partes envolvidas no projeto.
Riscos reduzidos
O Mindset Ágil praticamente elimina as chances de falhas absolutas nos projetos. E isso é garantido a partir das seguintes atividades:
- Sempre ter um produto/serviço em funcionamento, começando com o primeiro sprint, para que nenhum projeto ágil falhe completamente.
- Desenvolver em sprints, garantindo um curto período de tempo entre o investimento inicial do projeto e falhando rapidamente, para corrigir tão rápido quanto.
- Gerar receita antecipadamente com projetos de autofinanciamento, permitindo que o projeto se pague com pouca despesa inicial.
- Facilitar a adaptação às necessidades e preferências do cliente.
- Histórias de utilizador com critérios de aceitação focados nos negócios para definir os recursos do produto ou serviço.
- Focar nas necessidades de clientes reais, oferecendo valor incremental em cada recurso criado.
- Testar partes e/ou protótipos antes de passar para as próximas fases, de preferência sob o olhar do cliente.
Retorno sobre o investimento (ROI) mais rápido
O fato da abordagem ágil ser iterativa significa que os recursos são entregues por etapas. Portanto, os benefícios são percebidos inicialmente enquanto o produto ou serviço está em processo de desenvolvimento.
- O desenvolvimento começa cedo.
- Um produto funcional, “pronto para o mercado”, é gerado após poucas etapas;
- Ciclos de entrega curtos e certeiros.
- Lançamentos rápidos e capacidade de avaliar a reação do cliente para fazer as alterações rapidamente — de preferência à frente da concorrência.
- Concentração no valor do negócio. Ao permitir que o cliente determine a prioridade dos recursos, a equipa entende o que é mais importante para os negócios do cliente e pode fornecer um produto/serviço mais valioso.
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