Outsourcing Nearshore: o que é, como funciona e quais as vantagens?
Num piscar de olhos, o mundo virou remoto. A Transformação Digital e a tecnologia vieram com uma força avassaladora e ocuparam o lugar central nas estratégias das empresas. O objectivo? Simples: adaptação à nova realidade.
Zygmunt Bauman chama a este processo que vivemos de tempos de interregno. Estamos entre o que não é mais e o que não é ainda. O modelo velho já não nos serve mais e o novo ainda não está pronto.
Mas não veja isto como um motivo de preocupação. Acreditamos que muitas coisas vão mudar para melhor dentro deste cenário de caos e colapso. Para isso, são necessárias disciplina e equilíbrio emocional para sustentar estas transições até que estejamos totalmente adaptados.
Sabemos que construir esse novo normal é um desafio muito grande. Pode ser que não seja fácil, mas é possível. Na MJV temos feito um grande exercício de pensar em como podemos aprender e fazer juntos essas transformações.
Uma das soluções que vemos neste cenário em que a colaboração é fundamental, é o outsourcing nearshore. Vamos falar mais sobre isso neste textol. Acompanhe!
Nearshore: interface nativa
A estratégia de Nearshore nada mais é do que contratar uma equipa remota que esteja próxima geograficamente da sua empresa. Isto garante uma série de benefícios empresariais que vamos falar a seguir.
Existem muitos motivos para que as empresas adiram o nearshore. Os principais são redução de custos, logística e proximidade cultural. E a principal motivação é acelerar processos, tirar projetos da gaveta e, claro, aumentar a faturação.
Em tempos de pandemia e de afastamento dos escritórios, é fundamental manter a produtividade de forma segura, eficaz e inteligente.
O nearshore é a maneira mais fácil de expandir a sua equipa remotamente, alcançar escalabilidade e manter-se competitivo. E isso pode ser aquilo que separa as águas no seu negócio.
Por que optar por uma estratégia de Nearshore?
A chave principal para o perfeito funcionamento do ecossistema do nearshore é a comunicação. A troca entre a equipa e o gestor é muito importante em qualquer projeto. Uma comunicação alinhada, transparente e que garanta a visibilidade de todos é o elemento-chave para o sucesso.
A prática de nearshore precisa de estar alinhada com os objetivos de negócio da empresa. Neste sentido, a proximidade cultural, a proficiência no idioma e a perfeita perceção do mercado são fundamentais. O ideal é que a empresa escolha seu parceiro de nearshore levando em conta todos esses quesitos.
Além das nossas habilidades técnicas, práticas de design ágeis e centradas no utilizador, na MJV, propomos vários modelos de colaboração – incluindo equipas de alto impacto e qualidade a custos acessíveis.
Vantagens do Nearshore
- Interface nativa
A proximidade cultural garante uma comunicação transparente e a completa visibilidade do projeto.
- Fuso horário semelhante
Horário de trabalho, reuniões diárias ou viagens a curto prazo não são um problema.
- Conhecimento do mercado
Conhecer o mercado e passar esse conhecimento para a equipa faz toda a diferença na hora de planear estratégias – e executá-las também, claro!
- Proximidade geográfica
Isto causa um impacto muito menor em termos de viagens à trabalho e facilita a comunicação.
- Semelhança ou proximidade cultural e linguística
Nada melhor do que uma interface que está inserida na realidade empresarial em que o cliente atua para entender os cenários macro e micro.
O nosso diferencial competitivo: o MJV way
Optar por uma estratégia de outsourcing nearshore é simples, porém é preciso ter muita cautela no momento de escolher o seu parceiro. Tecnologia e expertise são a chave para a realização de projetos de sucesso.
Qualquer que seja a sua escolha, é preciso aprofundar e entender a mudança que a sua empresa terá de fazer para operar nesse novo modelo. Identifique quais são as tecnologias que podem potenciar os seus processos e fortaleça ou crie a cultura do seu negócio.
Trouxemos alguns pontos do nosso modelo de colaboração para que possa entender o que torna esta abordagem tão única.
Equipa exclusiva
Uma equipa exclusiva é uma célula independente de funções bem definidas ao longo do processo de desenvolvimento.
Design Thinking Digital
Ao trazer uma mentalidade alinhada com as crescentes incertezas vigentes, a abordagem entrega um resultado de valor em pouco tempo, levando o foco para o indivíduo e para uma execução a curto prazo.
Metodologias Ágeis
Para desenvolver projetos mais estratégicos e dinamizar processos, utilizamos o mindset Ágil para gerir equipas remotamente. Essa capacidade de adaptação da metodologia torna a implementação ideal em cenários de incerteza.
Espaço de trabalho e infraestrutura
Isto fica por nossa conta. Só precisa de se preocupar com os seus objetivos de negócios.
Economia de tempo
Evita o longo processo de entrevista e contratação de pessoas e diminui o time-to-market dos seus projetos.
Suporte especializado
Temos especialistas que podem ajudar dentro de todas as necessidades do seu projeto.
Escale a sua equipa conforme as suas necessidades
Mãos adicionais no trabalho também podem ser fornecidas a curto prazo.
Serviços de tecnologia
Desenvolvimento de Software (Web & Mobile Apps), Data Science, DevOps, BI & Big Data, Segurança e Vulnerabilidades. Temos uma grande base de talentosos colaboradores com vasta experiência nas tecnologias mais adotadas pelo mercado.
É hora de construir o novo!
O desafio do presente é construir o novo. Pode parecer romântico, mas é a mais pura verdade. E, acredite, isto já aconteceu em outros momentos da história.
O desconhecido e a vulnerabilidade são bem desconfortáveis. Por isso, momentos de transição, por vezes, são vistos como crises, deixando passar a capacidade de inovar que existe dentro de si.
O pós-normal será construído pelas estratégias que traçamos agora. Para alcançar os seus objetivos de negócio, é preciso pensar agora que ações sustentarão esse caminho. Comece hoje e faça da terceirização parte do seu novo normal.
Entre em contacto com os nossos especialistas para pensarmos juntos em como enfrentar os desafios da sua empresa. Vamos tomar um café (remoto)?
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