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O que é e como estruturar um teste de usabilidade

Como observar e medir a experiência do seu utilizador? Como avaliar se o seu produto ou serviço é fácil de utilizar? O teste de usabilidade tem as respostas. Perceba como estruturá-lo!


O que é teste de usabilidade?

Vamos começar com uma premissa muito importante que não podemos esquecer: o teste usabilidade é o maior aliado da experiência do utilizador. E por quê? É ele que vai avaliar o seu produto ou serviço e dizer se a experiência que o cliente está a ter é boa ou ruim. 

O teste de usabilidade é uma técnica de avaliação e pesquisa que analisa se a experiência está boa, ruim, fácil, difícil, lenta ou demorada através de tarefas simples que o utilizador precisa desempenhar. 

Essa técnica pode ser utilizada para avaliar qualquer coisa: desde um produto, serviço, site, aplicativo até um protótipo, gráfico, desenho no papel.

Esses testes são realizados com indivíduos que representam o público-alvo de alguma forma. Cada participante é levado a executar determinadas tarefas típicas enquanto o analista observa, ouve e anota. 

Objetivos de um teste de usabilidade:

  • Todas (ou pelo menos a maioria) as ações desejadas sejam finalizadas sem maiores problemas
  • Minimizar os erros
  • Alcançar a maior facilidade em encontrar o que deseja
  • Ter uma experiência agradável 
  • Executar qualquer tarefa de maneira eficaz

Obviamente, o objetivo final de um teste de usabilidade é realizar melhorias no produto ou serviço, proporcionando uma melhor experiência ao utilizador.

Testes de usabilidade são realmente importantes?

E se são realmente importantes, por quê? Não seria mais fácil fazer uma pesquisa sobre o que o utilizador achou do produto? Ou contabilizar quantas estrelas ele dá para a aplicação? Ou, quem sabe, responder um inquérito sobre o serviço? 

Nem sempre. Sobre isso, Jakob Nielsen diz o seguinte:

Primeira regra de usabilidade? Não dê ouvidos aos utilizadores!

O cientista da computação com Ph.D. em interação homem-máquina, afirma que, com muita frequência, vê empresas que baseiam os seus projetos em contribuições de utilizadores obtidas por meio de métodos equivocados. E dá um exemplo típico: mostrar designs diferentes aos utilizadores e pedir que eles escolham qual preferem. Red flag!!

Se os utilizadores não tentarem realmente usar os designs na prática, eles basearam seus comentários nos recursos da superfície. E isso, além de ser superficial demais, muitas vezes contrasta fortemente com o feedback baseado no uso real.

Para descobrir o que realmente funciona melhor, observe os utilizadores enquanto tentam realizar tarefas. Este método é o teste de usabilidade mais simples que existe e, ainda assim, pode trazer muitos insights. 

Claro, existem muitas maneiras de assistir e muitos truques para executar um teste de usabilidade. Porém, em última análise, a maneira de obter os dados do utilizador se resume às regras básicas de usabilidade:

  • Observe o que as pessoas realmente fazem
  • Não acredite no que as pessoas dizem que fazem
  • Não acredite no que as pessoas preveem que farão no futuro

Existem diversas formas de realizar um teste de usabilidade. Aqui, vamos falar de algumas delas. É importante que, antes de escolher qual teste você irá utilizar e como irá estruturá-lo, você tenha em mente que, sem dúvida, olhar para os utilizadores deve ser prioridade nos próximos anos.

É fundamental buscar e encontrar soluções que não só aumentem sua carteira de clientes, mas que acima de tudo, fidelize o seu consumidor. O caminho com certeza passa por uma estratégia de UX.

Como estruturar o seu teste de usabilidade?

Imaginamos que já percebeu, mas não custa nada repetir: o teste de usabilidade é uma estratégia para obter uma melhor avaliação sobre um produto ou serviço, em termos de facilidade e intuição.

Nesse sentido, alguns pontos devem ser levados em consideração para estruturá-los corretamente. Confira!

1. Realize o seu teste com a persona para quem o produto ou serviço é destinado

Não caia na tentação de pedir a opinião do seu amigo, do familiar ou até mesmo a sua. Com certeza esses pontos de vista estarão comprometidos e não trarão os insights necessários.

2. Planeie o teste

A saber quem são os utilizadores (representados pelas personas), comece a planear e definir a estrutura do teste: seleção das pessoas, funcionalidades a serem testadas, duração do teste, número de pessoas, o que agrega valor ao utilizador etc. 

Dica importante: essa parte é totalmente customizada de acordo com os seus objetivos de negócio. Nunca se baseie em outros testes de usabilidade para definir o seu. 

3. Faça um roteiro 

Nesse passo, é preciso definir todas as etapas que serão necessárias durante o teste. É a preparação de um roteiro mesmo, um passo a passo para ser seguido no momento dos testes. Uma dica: esse será o guia para montar o layout dos testes.

4. Selecione as personas

Depois de perceber o público geral, é hora de colocar uma lupa de aumento para selecionar o grupo de pessoas mais estratégico para o seu teste. O truque aqui é ser o mais específico possível. 

Para ajudar, pode montar um questionário. Ele vai ajudar a filtrar os participantes para ter um público final mais alinhado às suas expetativas.

4. É a hora do protótipo

Aqui, é hora de montar uma versão de teste mais básica possível para o seu produto e serviço. É um MVP – ou mínimo produto viável, no português. Aqui, o importante é que funcione o suficiente para que as pessoas entendam e consigam interagir com as suas funções.

5. Realize o teste

Agora é a hora do show – finalmente! As pessoas vão interagir com o protótipo e o observador precisa estar atento para todo e qualquer pormenor. 

Ficaram confusas em algum ponto? Não souberam o que fazer? Pediram ajuda? Não acharam simples? Completaram todas as funções de forma rápida? Travaram em algum ponto?

6. Organize as informações e analise os dados

Recolha todos os insights possíveis e, depois, organize-os para poder analisar e perceber onde houve problemas, possíveis funcionalidades para o futuro ou até mesmo coisas que precisam ser removidas.

7. Não esqueça das melhorias

Após olhar os pontos de atenção e perceber o que não funcionou como esperado, é a hora de pensar nas melhorias, ajustes e correção de erros. Depois disso, se for necessário, reinicie o processo e teste com outras pessoas para entender se suas otimizações foram bem-sucedidas. 

3 formatos de uso do teste de usabilidade

Utilizadores não sabem o que querem. E é por isso mesmo que uma pesquisa online, por exemplo, não vai funcionar para obter dados confiáveis sobre o seu produto ou serviço. 

Por isso, antes de mais nada, precisa saber quando, onde e como colher esse feedback do seu cliente. A seguir, saiba quais são os tipos mais comuns de testes de usabilidade.

1. Presencial (in-person)

Acompanhados por moderadores ou pesquisadores, como o próprio nome já diz, são realizados presencialmente, num lugar específico para a pesquisa. 

Uma técnica comum que é bastante usada nesse formato é o teste A/B.

2. Remotos não moderados

São os testes de usabilidade realizados online. O ponto forte aqui (além de diminuir o contato e transmissão da covid-19 e seguir o protocolo de distanciamento social) é o custo ser bem menor. 

Os participantes utilizam seus próprios equipamentos (como tablets, portáteis e telemóveis) e não existe a figura de um mediador ou moderador.

3. Remotos moderados

Esse modelo representa a junção entre os dois anteriores. Para trazer insights mais ricos através de dados orgânicos, é feita uma experiência mais imersiva. 

Para isso, esse tipo de teste é realizado diretamente na casa ou no trabalho dos participantes – ou algum outro lugar no qual o utilizador tenha familiaridade e sinta-se à vontade. 

A figura do moderador precisa se deslocar até o local e realizar o estudo presencialmente. 

Está pronto para testar sua usabilidade? Acredite: seguir essas regras e métodos básicos de usabilidade ajudará a garantir que o seu design seja realmente tão legal quanto parece.

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