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Um dos maiores operadores de telecomunicações do mundo.
Compreender o trajecto do utilizador do cartão SIM móvel e reduzir o tempo de ativação do cartão SIM
Tempo de ativação do cartão SIM reduzido em 80% e clientes mais satisfeitos

Como uma empresa global de telecomunicações se tornou líder de mercado no que diz respeito ao tempo de ativação de cartões SIM usando o Design Thinking

Melhoria da Satisfação do Cliente para uma Operadora Global de Telecomunicações através da Redução Significativa do Tempo de Ativação do Cartão SIM em 80%


Num mundo impulsionado pela expansão da conectividade e das vendas de smartphones, a procura de serviços de voz e ativação de cartões SIM continua a ser regra. Um grande operador de telecomunicações notou uma elevada taxa de retorno e rejeição nos seus cartões SIM pré-pagos, após o processo de ativação, o que resultou num défice anual próximo de um milhão.

A MJV entrou no projeto com a sua experiência em metodologias centradas no utilizador para combater o desperdício, compreender as necessidades dos clientes e do operador e os hábitos de consumo dos telemóveis pré-pagos.

Histórias de pontos de venda e hábitos de utilização 

Neste contexto, iniciamos um processo de Design Thinking para identificar as necessidades e perceções do utilizador ao longo da experiência de ativação da sua rede móvel, ficando assim a conhecer os seus hábitos em profundidade.

Durante a imersão, visitámos lojas na cidade de São Paulo para ouvir os consumidores. Os cartões SIM são oferecidos por vários distribuidores e os quiosques atuam como pontos de venda relevantes. Portanto, os vendedores dos quiosques também foram ouvidos, de modo a obter mais informações.

Durante esta fase, um comportamento peculiar chamou-nos a atenção: cerca de 10% dos utilizadores regressaram ao vendedor para trocar o cartão SIM. A perceção mais comum era que um defeito de fábrica estava a causar uma falha de ativação. Entre os comportamentos mais comuns nos pontos de venda estavam:

  • Troca no ponto de venda e compra de uma nova rede móvel ao operador para refazer o trajeto de ativação
  • Descartar o cartão SIM anterior e comprar outro do mesmo operador para refazer o processo
  • Descartar e não avançar com a ativação e comprar um novo cartão SIM à concorrência

Lead time e marketing de interrupção

Durante as entrevistas com os funcionários das operadoras, fomos apresentados ao conceito de lead time, que representa o tempo do trajeto de ativação. Ao identificar os passos necessários, constatámos dez ações, o dobro do tempo do operador mais rápido. Foi o lead time mais lento do mercado.

Ao cruzar as informações dadas pelos utilizadores e funcionários, encontramos alguns fatores relacionados com as dificuldades do processo, como a necessidade de ligar para o serviço de apoio ao cliente e a confusão causada pelo envio de mensagens promocionais juntamente com as instruções sobre como ativar o cartão SIM via SMS.

Outras questões relevantes:

  • Dificuldade em compreender as instruções passo a passo;
  • Inexperiência na utilização do dispositivo;
  • Mensagens com instruções não chegarem por ordem;
  • Perda de informação e prazos de interação ao mudar de canal (por exemplo, do telefonema para o serviço de apoio ao cliente para SMS).

No final da análise, as falhas no processo de ativação eram evidentes. Reestruturamos o desafio e chamámos a atenção para o trajeto do utilizador.

Elaborar a jornada do Utilizador

Com base nos problemas mais comuns enfrentados pelos utilizadores durante o processo de ativação, foram criadas personas e elaboradas jornadas para cada um delas, desde a compra do cartão SIM até à decisão final de o descartar ou trocar.

Com base nesta informação, foram organizados workshops de cocriação com equipas internas para criar empatia e ideias. Os colaboradores foram divididos em grupos, que foram responsáveis pela criação de uma nova experiência de ativação para cada persona, tendo em conta os seus problemas específicos.

A necessidade de encurtar as etapas e de manter o utilizador dentro do mesmo contexto de informação foi unânime. E a ideia de incluir um registo Unstructured Supplementary Service Data – USSD, baseado em menus, foi também um denominador comum em todas as soluções propostas.

O USSD é uma tecnologia de comunicação em tempo real, semelhante ao SMS. A diferença é que esta suporta mais caracteres, permitindo instruções mais detalhadas. O protocolo também não requer um prazo para interações, garantindo que o utilizador não perde informações relevantes para o processo, respeitando a sua curva de aprendizagem ao longo de todo o processo e as suas competências com o dispositivo.

No final das sessões de ideação, decidimos avançar com a reestruturação da interface de ativação, a redução máxima do número de canais utilizados, assim como a criação de textos de instrução mais assertivos.

Uma nova experiência de ativação

Para criar uma nova experiência na prática, os nossos UX designers e a equipa de inovação criaram e validaram protótipos utilizáveis, reestruturando todo o modus operandi da ativação.

Entre as melhorias propostas estão: exclusão de mensagens promocionais, que reduziram as 12 interações originais para 10, implementação do protocolo USSD e redesenho do ecrã. Juntas, estas soluções eliminaram o telefonema para o serviço de apoio ao cliente, encurtando ainda mais o processo.

A solução conseguiu reduzir o tempo de ativação em 80%. A duração média, entre 5 e 10 minutos, é de 2 minutos no máximo.

Alcançar o topo: elaborar o melhor tempo de espera do mercado

O Design Thinking, as metodologias centradas no utilizador e os testes de utilidade das plataformas ajudaram o operador a melhorar a experiência durante todo o processo de ativação.

A perceção dos intervenientes e do operador sobre o valor do projeto foi muito positiva e os resultados alcançados foram significativos.

Redução da duração do processo de ativação do cartão SIM pré-pago em 80%.

Entre os resultados secundários estão:

  • A diminuição do desperdício em relação ao descarte e devolução de cartões de simulação não estudados;
  • O aumento das taxas de conversão no processo de ativação;
  • O melhor tempo de espera entre a concorrência.

O projeto ajudou a trazer uma vantagem competitiva a um dos maiores operadores de telecomunicações do mundo, transformando um processo longo e complicado na mais rápida ativação do mercado.

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