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7 apostas da MJV para a NRF 2024: o grande evento do retalho

Com a chegada do maior evento de retalho do mundo, é hora de analisar o que podemos esperar da NRF 2024.


Continue a ler para saber um pouco mais sobre o evento, a nossa participação e as nossas apostas para os temas que vão estar em alta na NRF 2024!

NRF 2024: o maior evento de retalho do mundo

NRF 2024: Retail’s Big Show é o principal evento de retalho do mundo, com cerca de 40 mil especialistas do setor no local, de quase 100 países.

Os seus membros incluem lojas de departamento, catálogos, retalhistas independentes, restaurantes, supermercados, empresas de marketing multinível e vendedores.

A National Retail Federation representa a maior indústria privada do setor nos Estados Unidos, composta por mais de 3,8 milhões de estabelecimentos de retalhos, que apoiam mais de 52 milhões de funcionários e contribuem com US$ 3,9 trilhões para o PIB anual dos EUA.

Espreite algumas estatísticas da NRF 2024 e verá que não estamos exagerando ao dizer que este é “o principal evento anual do retalho no mundo”.

O evento ocorrerá no Jacob K. Javits Convention Center, na cidade de Nova York, de 14 a 16 de janeiro, e promete uma experiência incrível para todos os envolvidos.

MJV @ NRF 2024

Pelo segundo ano consecutivo, a MJV estará em Nova York com stand próprio e patrocinando os “tours” pelas lojas de retalho. 

Visite o nosso stand, número 644 – nível 1, para saber mais sobre a MJV e como estamos impulsionando a transformação de negócios para algumas das maiores empresas de bens de consumo e retalho do mundo.

Phygital é o Novo Mainstream

Em antecipação à NRF 2024: Retail’s Big Show, a indústria está se preparando para destacar o seu compromisso em abraçar a inovação e lidar com desafios emergentes.

O cenário retalhista está à beira de uma transformação significativa, à medida que a convergência das experiências físicas e digitais estão prestes a se tornar o novo normal. Denominada “phygital”, essa integração está pronta para remodelar as interações do consumidor, as cadeias de suprimentos e as estratégias operacionais.

Esse fenómeno não é novo, mas tem ganhado mais destaque nos últimos anos e está prestes a decolar em 2024: a visualização presencial combinada com a entrega em casa, ecrãs sensíveis ao toque que fornecem informações úteis aos compradores e até mesmo a Realidade Aumentada nas lojas são apenas algumas das inovações que podemos esperar.

Mas isso é apenas a ponta do iceberg. A NRF 2024 está pronta para fornecer aos retalhistas muitos mais insights sobre o futuro do retalho. Vamos começar dando uma olhada em algumas inovações que vão moldar o próximo ano.

7 Inovações que pode esperar da NRF 2024

Mudanças nos comportamentos do consumidor, tendências sociais e avanços tecnológicos são esperados para remodelar os setores de bens de consumo embalados (CPG), bens de consumo de rápida movimentação (FMCG), comércio eletrónico e retalho.

Juntamente com o que impulsionará o retalho e o que bloqueará o seu caminho, há várias tendências que, sem dúvida, veremos pavimentar o caminho em direção ao futuro. Essas tendências desempenharão um papel importante na forma como as empresas enfrentam desafios e implementam inovações, e certamente terão destaque na NRF 2024.

Neste artigo, apresentaremos as 7 principais inovações que acreditamos que terão destaques no evento.

1. Inteligência Artificial

A expetativa é de que a era da hiper-personalização, impulsionada por IA e análise de dados, assuma um papel de destaque, proporcionando experiências personalizadas para cada consumidor de forma única.

Essa tendência também se manifesta do lado do consumidor, à medida que os clientes buscam cada vez mais personalização em suas experiências de compra.

Nesse contexto, a Inteligência Artificial é projetada para desempenhar um papel crucial em várias vertentes. Uma delas é a hiper-personalização. Diante da crescente exigência dos clientes por experiências de compras cada vez mais personalizadas, organizações estão a investir em IA para impulsioná-las, valendo-se de tecnologias generativas para perceber e atender às preferências individuais.

As operações de deteção e prevenção de fraudes em serviços financeiros também estão prestes a depender fortemente da IA.

Recentemente nós desenvolvemos um estudo de caso sobre um projeto de deteção de fraudes operado por IA que concluímos para um cliente. Este é apenas um exemplo das diversas formas pelas quais a inteligência artificial está a transformar as dinâmicas do setor. Confira o conteúdo completo aqui.

2. Previsão de necessidades

Ainda no tema da Inteligência Artificial (IA), destaca-se uma sub tendência relacionada ao seu uso para aprimorar tudo relacionado à previsão de retalho.

À medida que a Inteligência Artificial torna-se mais sofisticada, a sua capacidade de previsão vai alterar a maneira como os retalhistas abordam problemas — passando de uma abordagem reativa para uma proativa, enfrentando-os de maneira preventiva.

A capacidade de usar dados do consumidor de meses ou até anos anteriores para prever a necessidade futura e os movimentos de mercado já estão a ser utilizada pelos retalhistas atualmente, mas o diferencial aqui é perceber como essa tendência se desenvolverá no próximo ano.

A IA pode proporcionar uma otimização significativa para equilibrar e fazer a gestão das necessidades e a oferta. Tão importante quanto saber como usar a IA é redefinir os processos para garantir a viabilidade dessas ferramentas em conjunto com os seus sistemas de gestão.

Leia mais sobre previsão de necessidades neste artigo completo.

3. Experiência na loja física 

É esperado que as lojas físicas passem por uma retomada, enfatizando experiências imersivas que vão além das compras tradicionais. Chegou ao ponto em que até mesmo empresas que declararam falência estão usando espaços físicos para a sua recuperação (exemplo da Toys ‘R’ Us).

Analistas que viam a pandemia como o fim das interações físicas nas lojas agora estão recuando para tentar perceber o ressurgimento das compras presenciais. E isso se resume a uma nova possibilidade: o aumento do “shopertainment”.

Cada vez mais, os consumidores buscam nas lojas físicas algo além de produtos que podem adquirir online, desejando experiências imersivas reais. E com o desenvolvimento da Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista, a experiência “phygital” está prestes a evoluir bastante nos próximos anos.

4. Roubo no retalho

O furto no retalho está se espalhando pelos Estados Unidos e tornou-se cada vez mais comum ver franquias fechando as portas por esse motivo. Algumas empresas estão até tomando medidas impopulares para conter e desestimular o roubo, como colocar câmaras corporais nos agentes de segurança das lojas.

E qual o problema? Isso destrói completamente a experiência de compra e impede que outras tendências, como autoatendimento ou lojas sem caixa, avancem.

Inovações como lojas sem caixa estão prontas para redefinir as transações no retalho, por exemplo, algo que tem sido evidenciado pela nossa rápida transição para a tecnologia sem toque.

A inteligência artificial também desempenhará um grande papel na viabilidade e adoção dessa tecnologia, mas o repentino aumento nos furtos no retalho criou uma barreira para que essa tendência realmente decole.

O autoatendimento já sofreu impacto em grandes redes, e a Amazon recentemente fechou várias de suas lojas sem caixa no Reino Unido.

Para superar isso, as lojas terão que implementar medidas de segurança inovadoras, como reconhecimento facial, para enfrentar o furto no retalho antes que a nova tecnologia de check-out possa realmente evoluir.

5. Finanças Integradas

Seremos capazes de diferenciar entre um banco e um retalhista até 2050? Para a Apple, a resposta é “não”. Cada vez mais, retalhistas estão incorporando soluções de serviços financeiros para atender às necessidades de seus clientes, e não vai demorar muito para testemunharmos o surgimento das empresas “tudo-em-um”.

Esse movimento inicial será impulsionado pela integração de serviços financeiros.

As finanças integradas referem-se à integração de serviços financeiros em soluções não financeiras, proporcionando às empresas a capacidade de desenvolver ferramentas mais acessíveis aos clientes, tais como pagamentos com um clique, cartões de crédito próprios da loja, além de programas de pagamento e planos de seguro nativos.

Os retalhistas perceberam que qualquer estratégia ou ferramenta que simplifique a experiência de compra pode ter um impacto significativo na satisfação do cliente e na conclusão das vendas. É por essa razão que as finanças integradas têm ganhado impulso nos últimos anos, com destaque para empresas como Apple e Amazon.

Recentemente, publicamos um artigo sobre isso. Aceda e descubra como essa tendência está a ganhar visibilidade.

6. Lealdade do cliente

Outra grande tendência que está a transformar o retalho é a inclusão e o foco em programas de fidelidade para clientes. Embora esses programas não sejam novidade, os consumidores estão se tornando mais experientes e exigentes ao longo dos anos.

Desse modo, as lojas precisam oferecer muito mais para que um cliente esteja disposto a se tornar o cliente fiel que os retalhistas tanto almejam. E isso vai além de simples retornos financeiros nas compras. Os consumidores buscam incentivos tangíveis, personalização e uma conexão robusta com a identidade e visão da marca antes de se engajar plenamente.

Starbucks, por exemplo, tem uma excelente estratégia de fidelização de clientes, e também escrevemos recentemente um artigo que detalha como funciona o programa e por que é tão inovador.

7. Retail Media (media de retalho)

A ascensão das redes de media de retalho, ou retail media, deverá transformar a forma como as marcas interagem com os consumidores, convertendo os espaços físicos em plataformas de publicidade.

A busca por mais investimentos em media no retalho foi um grande tema na NRF 2023, e o mesmo pode ser dito para a convenção do próximo ano. Recentemente, temos observado quão lucrativa pode ser uma estratégia de media para os retalhistas, tanto para o anunciante quanto para o vendedor.

A Amazon é, sem dúvida, o maior nome na indústria de media de retalho: 89% do mercado de publicidade retalhista passa pelas Soluções de Publicidade da Amazon.

Em 2022, a gigante do comércio eletrónico alcançou mais de 200 milhões de membros em seu programa Prime apenas nos EUA – ele permanece incomparável em termos de acesso a dados transacionais detalhados.

Mas isto é apenas o começo. Empresas de media e outros retalhistas online estão a fazer pressão para entrar nesse mercado e roubar parte da participação de mercado da Amazon. Isso irá levar a mais estratégias de media em pauta para os retalhistas em 2024.

Para onde estamos indo?

Conforme a indústria avança, a evolução em direção a experiências físicas e digitais evidencia um setor dinâmico que se adapta constantemente às mudanças nas preferências dos consumidores. 

Daqui em diante, espera-se que as experiências imersivas e personalizadas desempenhem um papel crucial na evolução do cenário Phygital, podendo influenciar significativamente o panorama do retalho como um todo.

Não se surpreenda se a Amazon lançar uma experiência de compra imersiva em suas lojas físicas em algum momento do próximo ano, oferecendo aos clientes algum tipo de solução de pagamento instantâneo.

A NRF 2024 será uma convenção essencial na qual os líderes do setor poderão discorrer sobre o curso do retalho em direção a um futuro em que o Phygital não seja apenas mainstream, mas que continue evoluindo.

Essas são apenas algumas das nossas previsões para o evento, mas se não estiver lá, talvez nunca saiba. É por isso que a MJV está planeando um relatório abrangente sobre a NRF 2024, que irá incluir momentos e citações de speakers, tendências e tópicos abordados por líderes do setor, e muito mais.

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