Partilhar:

Categorias:

5 min read

Conheça 4 modelos de planeamento estratégico

O planeamento estratégico é o primeiro passo para estabelecer o trajeto que a sua empresa vai traçar para alcançar os seus objetivos de negócios. Mas você conhece os modelos de planeamento estratégico e sabe qual o melhor para a sua empresa?


Se esteve no mercado corporativo em algum momento da sua vida, provavelmente e já ouviu falar em planeamento estratégico. E se esteve nos últimos anos, sabe a importância dele dentro de uma empresa. Mas e a diferença entre os modelos de planeamento estratégico, você conhece?

Vamos dar um passo atrás: sabia que existem vários modelos de planeamento estratégico? Não só existem, como saber qual se encaixa no perfil da sua empresa é fundamental para um planeamento estratégico certeiro e de sucesso. 

Acredite: não vai adiantar tomar decisões estratégicas se ela não for verdadeiramente rápida, eficaz e alinhada ao seu negócio e aos seus clientes, é claro!

 É aquela velha máxima que diz: para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

Por isso, é hora de colocar o seu planeamento estratégico nos trilhos e decidir que modelos e ferramentas adotar. 

Confira o nosso artigo e conheça 4 modelos de planeamento estratégico agora mesmo. Boa leitura!

O que são os modelos de planeamento estratégico?

Os modelos de planeamento, como o nome já diz, são estruturas já definidas de planos estratégicos.

Estes sistemas previamente existentes auxiliam as empresas no desenvolvimento de seus planos de ação de forma a atingir os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. 

É importante lembrar que os modelos de planeamento estratégico – assim como as estratégias de uma organização – não são estáticos. 

Pelo contrário: são – e precisam ser – adaptáveis, customizáveis e vão se modificando e transformando durante todo o processo.

Veja: quando falamos em planeamento estratégico é importante estar atento ao que foi definido no papel, porém não tanto assim. A resiliência é uma característica fundamental das empresas que estão na vanguarda do mercado – e querem manter-se lá.

Através dos modelos de planeamento estratégico, você poderá ser mais dinâmico e mudar sempre que julgar necessário, se adaptando ao que faz mais sentido para o seu negócio.

Acompanhe a nossa lista de modelos de planeamento estratégico no próximo item!

4 modelos de planeamento estratégico  

Como já falamos aqui, existem diversos modelos e ferramentas para planeamento estratégico. Vale entender como funcionam para poder escolher o que faz mais sentido para a sua empresa.

Se você achar que mais de um modelo pode ser aplicado ao seu planeamento estratégico, não se desespere. Isso pode acontecer.

A boa notícia é: nós podemos ajudar-te. Vamos falar disso lá no final!

Por ora, queremos apresentar-te alguns modelos de planeamento estratégico que podem ajudar bastante. Confira!

1) Balanced Scorecard

Este modelo avalia de forma abrangente a operação de uma empresa através dos “Indicadores Balanceados de Desempenho”. 

Já foi conhecido como “a forma de medir a performance das empresas do futuro”.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma abordagem de gestão de desempenho que tem como objetivo principal equilibrar métricas e objetivos de uma empresa. Sim, todas juntas.

Não parece uma tarefa fácil, certo? Por isso, o balanced scorecard se vale de um mapa estratégico que organiza todos estes elementos.

Logo, com o objetivo de facilitar a gestão dos resultados, o BSC desdobra o seu planeamento estratégico em objetivos e ações muito claros. Ou seja, te dá quase um roadmap para o sucesso!

2) Estratégia do oceano azul

Este modelo de planeamento estratégico segue uma premissa básica: encontrar um diferencial num mar de concorrência. 

Esta é a estratégia do Oceano Azul – e ela faz cada vez mais sentido num cenário competitivo. 

A estratégia Oceano Azul – ou Blue Ocean, como preferir chamar, busca encontrar mercados ainda não explorados. O objetivo é tornar a sua empresa mais competitiva e ultrapassar a concorrência.

3) Mapa Estratégico

O mapa estratégico nada mais é do que uma ferramenta completamente visual que tem como principal objetivo desenhar e comunicar o plano estratégico da sua empresa para todos os colaboradores. Simples, né?

Parece, mas nem sempre é. O ideal é combinar o mapa estratégico com outros modelos, como, por exemplo, o Balanced Scorecard ou qualquer outro que ajude na medição e performance dos resultados.

Através de um mapa estratégico torna-se possível estruturar o plano de ação da empresa, esquematizando as informações e segmentando em diferentes camadas. 

Isso não só facilita o entendimento, mas deixa todo mundo na mesma página sobre qual a função de cada um.

4) Double Diamond

O modelo do Double Diamond baseia-se em explorar um problema ou uma oportunidade de melhoria primeiramente de forma ampla e, depois, focar nas ações direcionadas. 

Para isso, o processo do Diamante Duplo começa a mapear os estágios divergentes e convergentes de um determinado processo de design. Depois disso, descreve modos de pensar que os designers utilizam.

De forma muito resumida, podemos dizer que o Double Diamond fornece uma descrição clara, abrangente e visual do processo de design. 

É uma técnica não linear, em que é possível aprender algo novo a cada rodada.

O Double Diamond é uma excelente escolha quando tem um processo de descoberta longo e no qual o resultado final é relativamente incerto. 

E se algo te lembrou o Design Thinking aqui, é isso mesmo! Assim como o mapa estratégico e o balanced scorecard, estes dois modelos também podem ser combinados. 

TOP 4 ferramentas que facilitam a implementação

1. Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito usada  quando um diagnóstico detalhado sobre a situação da empresa é necessário.  

SWOT é a sigla formada pelas iniciais das palavras que as compõem em inglês. Em português, é chamada análise FOFA – um nome muito mais amigável, convenhamos. 

É composta pela análise de 4 pontos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

2) OKR

OKR é um acrónimo para “Objetivos e Resultados-Chave”. Nada mais é do que uma ferramenta simples para criar um alinhamento e envolvimento em torno de objetivos que permitem ser medidos.

OKR também pode ser descrito como um processo rápido que envolve a perspetiva e a criatividade de diferentes equipas. 

Criar alinhamento na organização é um dos principais benefícios que ela oferece. O objetivo é garantir que todos sigam na mesma direção, com prioridades claras e em ritmo constante.

3. Metodologias Ágeis

Equipas de autogestão, entregas de valor constante, eficiência em ambientes de adaptabilidades, instabilidades e constantes mudanças. 

Este combo possibilita que a sua equipa gaste muito menos tempo a fazer a gestão e muito mais tempo executando. Dá até para sentir o cheirinho da agilidade no ar.

Acredite: não é à toa que as Práticas Ágeis têm aparecido como uma solução importante para os negócios que querem ter valor no pós-pandemia.

Quer uma dica de ouro? Para fazer a transição de um modelo tradicional para uma gestão Ágil, o Framework Scrum é sempre bem-vindo.

4) Design Thinking

É claro que não poderia faltar aqui: o Design Thinking está em nosso ADN. E está nesta lista porque, através do DT, torna-se possível transformar o seu negócio. 

Isso porque o Design Thinking traça um panorama com todas as variáveis para compreender profundamente os interesses e as necessidades da sua empresa e os padrões comportamentais do seu consumidor.

Estes são os pilares fundamentais para construir um bom planeamento estratégico.

Como começar?

Não sabe por onde iniciar o seu planeamento estratégico? A sua jornada começa agora.

Se chegou até aqui, é porque está à procura de transformações em seu negócio. E nós entendemos esta necessidade.

As mudanças estão a acontecer de forma cada vez mais rápida e quem não acompanhar este movimento ficará para trás.

A realidade hoje é só uma: ganha quem destacar-se.

Cá na MJV, estamos sempre atentos às transformações constantes porque acreditamos que as soluções das empresas precisam estar sempre alinhadas ao cenário que estamos a viver. 

Então, se acredita que este é o momento de reestruturar a sua estratégia e construir uma outra, a sua jornada começa aqui: entre em contacto com os nossos especialistas e vamos pensar em como construir um futuro juntos!

Mas se quiser colocar a mão na massa agora mesmo, descarregue o Guia prático do planeamento estratégico: passo a passo e ferramentas. É só clicar no banner e aceder ao material!

Voltar