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Objetivos SMART: o que são e como criar os da sua empresa

Os objetivos SMART são uma técnica ideal para criar planeamentos e atingir objetivos, já que aumentam a produtividade da equipa e otimizam os recursos. Saiba como criá-los agora mesmo!


Possivelmente, já definiu os objetivos tanto pessoais quanto profissionais para chegar a um sítio. E, por isso, você também deve saber que colocar um planeamento na ponta do lápis não é tão fácil quanto parece. Para resolver este problema, surgiu o conceito de Objetivos SMART.

Numa empresa a equipa tem de estar alinhada e com os objetivos muito bem definidos. É neste momento que a aplicação dos Objetivos SMART surge como uma solução para aumentar a produtividade e determinar um ponto de chegada muito mais próximo da realidade.

Quer saber em pormenores o que são os Objetivos SMART e como utilizá-los no ambiente corporativo de uma maneira prática e eficiente? Continue a ler este texto!

O que são os Objetivos SMART?

Os Objetivos SMART são uma forma de checklist para definir objetivos que têm como base cinco fundamentos: devem ser específicos, mensuráveis, atribuíveis, realistas e temporais.

É uma maneira de criar objetivos otimizados e inteligentes por meio de definições claras e específicas, dentro de possibilidades reais.

O termo, criado em 1981 por George T. Doran, engloba ainda outros pontos cruciais, como prazos e uma equipa responsável, que influenciam na performance dos colaboradores de uma empresa.

Todos os cinco pontos desta “checklist” são devidamente estudados e verificados para que possam atingir os seus respetivos resultados. 

Leia também: Planeamento estratégico: saiba o que é, como fazer e principais erros cometidos

O que as letras significam? 

Cada letra que compõe o conceito de Objetivos SMART tem uma definição por trás, que faz todo sentido para o que o método propõe-se. 

Vamos falar sobre cada uma a seguir.

S (Specific)

Ao definir um objetivo, é importante ser específico no que se deseja alcançar. No caso de uma empresa, todas as pessoas envolvidas precisam estar cientes do que se trata. 

Tornar um objetivo específico é ir além do “aumentar a faturação da área”, por exemplo. É colocar em pratos limpos quais os outros vértices que vão ajudar a faturação a crescer e como se dará o plano de ação.

Por isso, para detalhar um objetivo, o S da sigla recomenda que as seguintes questões sejam respondidas:

  • O que eu quero alcançar com este objetivo? 
  • O que posso fazer para alcançá-lo? 
  • Quem são os envolvidos ou responsáveis? 
  • Quais são os recursos necessários?
  • Por que este objetivo deve ser seguido?

Desta maneira, o objetivo torna-se mais definido e os caminhos a serem seguidos, claros.

M (Measurable

Se tem um objetivo que não consegue medir se está a progredir ou não, é provável que haja algum problema. 

Responder às duas simples questões neste tópico pode transformar a maneira como o seu objetivo vai progredir ao longo do tempo:

  • Quais os resultados esperados? 
  • Quais as métricas posso utilizar para medirr? 

A ter como base estas perguntas, ficará mais fácil entender se o seu objetivo foi alcançado ou não.

A (Attainable)

Estamos sempre a falar que não adianta ter um objetivo alto se este não for atingível, isso pode gerar frustração para a equipa e uma enorme desmotivação. 

Acredite ou não, este é um dos principais erros das empresas.

Por isso, planeie e desenhe ações que, de facto, serão possíveis dentro da realidade da equipa. Avalie, antes de começar a elaborar um objetivo, as seguintes questões:

  • A ter em consideração os recursos disponíveis e o histórico da companhia, este objetivo é atingível? 
  • Os colaboradores acreditam que ele seja viável? 

R (Relevant

Dar significado ao objetivo, explicar o porquê de estar a ser implementado, é a chave para que a execução seja bem feita. 

Isto faz com que os envolvidos sintam-se envolvidos e motivados por algo que é alcançável.

Um objetivo relevante é aquele que afeta diretamente os indicadores da empresa e mostra efetividade.

Portanto, veja o que já deu certo antes ou o que pode ser melhorado para criar um planeamento relevante. 

O seu principal aliado nesta etapa serão os principais números da empresa, como a faturação, número de clientes e lucro.

T (Time based)

Todo e qualquer objetivo precisa de um prazo para realização. Sem uma data limite, a sua equipa pode perder-se em meio a outras tarefas e comprometer o resultado esperado. 

Então, o fator temporal (da sigla) é bastante claro quanto ao seu objetivo: criar senso de urgência e não permitir que outras tarefas atrapalhem a execução do objetivo.

Para delimitar um prazo, tenha as respostas para as seguintes perguntas:

  • Qual é o prazo final do projeto? 
  • O que pode ser alcançado neste período?

Benefícios de utilizar os objetivos

Clareza, foco e motivação são algumas das principais vantagens que a adoção dos Objetivos SMART pode trazer para empresas.

Fazer o bom uso das estratégias propostas pelo método otimiza qualquer projeto em relação à tarefa x tempo, uma vez que a equipa terá um cronograma estabelecido para cumprir.

Como pode perceber, os Objetivos SMART podem ser usados por qualquer pessoa, independente do cargo ou posição, porque não exige treinamentos ou ferramentas, apenas análises.

Veja a seguir alguns dos benefícios da técnica:

1. Aumenta a produtividade

O ponto mais importante, possivelmente, é este porque a produtividade está intimamente ligada ao envolvimento da equipa. 

Quando as pessoas têm direcionamentos claros sobre o que fazer e por que fazer, torna-se mais fácil acompanhar a evolução e desempenho dos objetivos.

2. Garante o foco

Os Objetivos SMART garantem que apenas pessoas realmente essenciais estejam envolvidas no processo, uma vez que cada um atua com objetivo definido. 

Isto evita, por exemplo, de toda a empresa envolver-se nos objetivos e gerar atritos.

3. Torna-se mais fácil aplicar feedbacks

Como todos os envolvidos desempenham papéis específicos dentro do planeamento e têm objetivos bem traçados, o gestor consegue medir o desempenho individual e identificar pontos de melhoria. 

Afinal, toda a equipa precisa estar alinhada com um objetivo em comum.

Exemplos de Objetivos SMART 

Até agora, falamos bastante sobre a teoria dos Objetivos SMART, mas como tirar do papel e levar para a prática? 

Esta dúvida é recorrente, e, por isso, trouxemos alguns exemplos básicos que te ajudarão a adotar a estratégia de maneira eficaz!

Adiantamos que uma das opções para iniciar é listar todos os tópicos e escrever, no máximo, duas frases sobre como o seu objetivo alinha-se a elas:

Diminuir em 20% os custos com marketing em 5 meses

  • S (Specific): diminuir os custos com marketing.
  • M (Measurable): espera-se economizar 40% a menos dentro do período.
  • A (Attainable): o objetivo é de responsabilidade da equipa do Marketing.
  • R (Relevant): a empresa dispõe de uma quantidade suficiente de colaboradores que otimizem as campanhas.
  • T (Time based): o prazo é até o mês de maio.

Aumentar o quadro de colaboradores em 60% até final do ano

  • S (Specific): aumentar os custos de contratação.
  • M (Measurable): espera-se gastar 60% a mais dentro do período.
  • A (Attainable): a meta é de responsabilidade da equipa de Recursos Humanos.
  • R (Relevant): a empresa tem os profissionais necessários para realizar as contratações.
  • T (Time based): o prazo é de 11 meses.

Dicas para criar Objetivos SMART na sua empresa

Agora que entendeu como os Objetivos SMART funcionam e para o que servem, separamos algumas dicas na hora de criar a estratégia na sua empresa:

1. Preste atenção no monitoramento e desempenho das ações

Ao longo do prazo estabelecido, é importante que as pessoas envolvidas no projeto estejam cientes de como o objetivo está a ser atingido. 

Por isso, não deixe, de maneira alguma, para avaliar os resultados apenas quando o final do prazo chegar. 

Isso quer dizer que ter uma periodicidade para avaliação será a sua melhor opção porque, caso haja alguma falha, será mais fácil de ser detetada e resolvida.

2. Todo a equipa precisa estar motivada

Especificar a importância de cada pessoa para alcançar um objetivo é sinónimo de responsabilidade e envolvimento. 

Se cada colaborador tiver consciência do seu papel neste processo, além do senso de coletividade para atingir um objetivo comum, garante que o sucesso não será individual, mas coletivo.

3. Mostre os resultados

O que mais uma equipa pode querer após a finalização de um objetivo? Os resultados! 

Partilhe os números parciais e finais da estratégia e evidencie que o esforço e desempenho deles superou as expetativas.

Torne os seus objetivos claros

Os Objetivos SMART são um método eficiente de tornar um objetivo claro tanto para você quanto para a sua equipa, otimizando os resultados e aumentando a produtividade.

A estratégia é a chave ideal para qualquer planeamento porque assegura que o trabalho seja cumprido dentro de um prazo estabelecido, além de trazer o senso de urgência.

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