Partilhar:

Categorias:

4 min read

Gestão de IT: saiba o que é e como implementar na sua empresa

A gestão de IT entra em cena para garantir que a transformação digital aconteça de forma segura. Saiba como implementar na sua empresa!


Como já deve saber, investir progressivamente em tecnologia é a chave para ganhar competitividade no setor que, a cada ano, torna-se mais digital. E é neste contexto que a gestão de IT ganha extrema relevância.

Na essência, a gestão de IT entra em cena para garantir que a transformação digital aconteça de forma segura e que, acima de tudo, esteja realmente alinhada aos objetivos do negócio.

Quer entender como isso acontece? Então continue aqui com connosco. Ao longo deste artigo, vamos explicar tudo o que a sua empresa precisa saber sobre o tema!  

O que é gestão de IT?

Antes de explicar o conceito de gestão de IT, precisamos entender que é um desdobramento do que chamamos de gestão corporativa: termo que define um conjunto de processos, costumes e regras gerais que dão norte à forma como uma empresa deve ser administrada.

Entre tantas normas, está a gestão de IT, que tem a função de garantir que os processos desta área em específico estejam alinhados com a estratégia do negócio.

Para garantir que os investimentos em tecnologia atendam aos requisitos internos e externos, muitas organizações implementam um programa formal de gestão de IT, que fornece uma estrutura de melhores práticas e controlos.

Esta política deve ser seguida não só pela área de Tecnologia, mas também por todas as outras que se envolvam, de alguma forma, com o uso de soluções tecnológicas – ou seja, praticamente todas.

Veja só um exemplo: com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados, as empresas passaram a ter que seguir novos protocolos para lidar com os dados captados de seus clientes e colaboradores.

A gestão de IT é, normalmente, a responsável por garantir que estes protocolos sejam conhecidos e seguidos por toda a organização, a incluir os departamentos de Marketing, Comercial, RH, entre outros.

Benefícios de implementar

A esta altura do artigo, já deve estar a perceber a importância de uma área como esta, não é mesmo? São muitas as responsabilidades.

Além de definir os processos, a gestão de IT também delimita os orçamentos de investimentos na área e garante que tudo seja seguido à risca.

O resultado disso é positivo para a organização, a ter em vista que a gestão de dados bem-feito diminui os riscos de perder as informações sensíveis da própria empresa, dos clientes e dos colaboradores.

De maneira geral, os benefícios de ter um programa sólido de gestão de IT resumem-se em:

  • Melhoria na segurança das informações;
  • Redução dos riscos de perda/roubo de dados;
  • Comunicação interna mais efetiva;
  • Recursos destinados de maneira mais assertiva;
  • Conquista da confiança dos clientes ao perceberem a gestão implantada;
  • Flexibilidade de atuação – a empresa muda e atua de acordo com as necessidades do mercado e de forma rápida.

Com todos estes tópicos em linha, a empresa posiciona-se à frente da concorrência no mercado, além de conseguir atuar de maneira mais estratégica.

Dados e gestão de IT

Um ponto que precisa ser observado antes de traçar a estratégia de gestão de IT é: a qualidade dos dados.

Logo, é factível falar em gestão de dados, termo que define responsabilidades e garante o comportamento apropriado na avaliação, criação, consumo e controlo de dados e análises dentro da organização.

No geral, o tratamento dos dados deve ser norteado por regras que definem a maneira como eles entram para o sistema, a forma como a manutenção dos dados acontece (preenchimento de campos da maneira correta, por exemplo) e a definição de como trabalhar com tais informações cumprindo a legislação.

A falta de governança de dados efetiva dentro de uma empresa causa a existência (e permanência) de dados ruins, que criam uma base de informações cheia de insights equivocados. Tudo isso, como deve imaginar, influencia negativamente na tomada de decisão da gestão corporativa e de IT.

Como implementar a gestão de IT?

Agora que entendeu toda a parte teórica do tema, podemos falar sobre a implementação da gestão de IT na sua empresa. A seguir, damos-te algumas dicas de como começar.

  1. Escolha uma estrutura de gestão de IT

A maneira mais fácil é começar com uma estrutura criada por especialistas do setor e usada por milhares de organizações. Muitas estruturas incluem guias de implementação para ajudar as organizações a iniciar um programa de gestão de IT com mais velocidade.

  1. Leve em consideração todos os stakeholders

Os stakeholders são todas as pessoas interessadas nos resultados da empresa, tais como sócios, clientes, fornecedores e colaboradores. Logo, todos os recursos de tecnologia devem atender as necessidades de cada um deles.

  1. Defina métricas a ter em conta a estratégia do negócio

Junto com o alto escalão da empresa são definidas as estratégias e objetivos organizacionais. Tenha isso como diretriz para definir métricas que ajudem a avaliar o desempenho da gestão em IT.

Não esqueça também de que a área de Tecnologia deverá disponibilizar soluções para que os departamentos evoluam nos objetivos definidos.

  1. Busque ajuda especializada

Implementar um programa abrangente de gestão de IT requer muito tempo e esforço. 

Sendo assim, o último conselho que podemos dar é que busque ajuda de uma consultoria especializada, pois, como viu, não trata-se apenas de tecnologia, é preciso estruturar metodologias e práticas.

Para aprofundar ainda mais no tema, recomendamos a leitura do nosso E-book Guia do IT estratégico. Clique no banner a seguir e confira! 

Voltar