Partilhar:

Categorias:

5 min read

Inovação sustentável: como colocar em prática ideias aliadas à sustentabilidade?

Não é de hoje que o mundo todo está atento a ações responsáveis e de impacto positivo. É aí que a inovação encontra a sustentabilidade e nascem novas soluções e modelos de negócio. Conheça a inovação sustentável.


A inovação sustentável vem tornando-se um tema recorrente nas agendas das empresas do mundo todo. Isto porque ações responsáveis e de impacto positivo já não podem ser ignoradas.

Buscar as melhores soluções para os problemas atuais, atender as dores e as necessidades do cliente. Tudo isto é necessário e fundamental para que as empresas sobrevivam no mercado cada vez mais competitivo.

Porém, quando falamos em inovação sustentável, estamos a falar sobre fazer isto tudo, porém de forma que seja possível preservar o meio ambiente, a sociedade e, ao mesmo tempo, a economia.

Inovar é preciso, mas respeitar a sociedade e o planeta também! É por isto que a inovação sustentável tem se tornado uma estratégia eficaz para identificar e alcançar novas oportunidades de mercado. 

Conheça as boas práticas económicas, ambientais e sociais para exercer a inovação na sua empresa rumo à sustentabilidade!

O que é inovação sustentável?

Inovação sustentável é aliar inovação e sustentabilidade em uma mesma solução para que seja capaz de resolver as dores dos clientes de forma disruptiva, de forma viável.

É a perspectiva da inovação sustentável que, cada vez mais, vem guiando as iniciativas e as estratégias das organizações ao redor do mundo. 

Busca-se pensar sobre a governança, o impacto social e ambiental do seu negócio para colocar o cliente como o protagonista no desenvolvimento de soluções.

Como pode perceber, o conceito de inovação sustentável versa diretamente com a nova economia, que dá origem a modelos de negócios flexíveis e que seguem a premissas de personalizar soluções de acordo com as preferências do consumidor.

Top 3 benefícios da inovação sustentável

Os benefícios de uma estratégia de inovação sustentável influenciam não somente as empresas, mas, também, o nosso entorno como um todo. Vamos conferir os 3 principais benefícios desta abordagem.

1. Sensação de comunidade

As organizações que investem em sustentabilidade mostram para os utilizadores que possuem um novo olhar para o mundo, a natureza e a comunidade. Isto proporciona para o cliente uma sensação de que a empresa é parte desta comunidade, o que aumenta o engajamento e confere autoridade para a marca. 

2. Redução de custos

Repensar as formas de descarte do lixo, diminuir a exploração de matéria-prima e até mesmo passar a produzir sob pedido são alguns dos fatores capazes de reduzir os custos de uma instituição através da inovação sustentável.

3. Competitividade

Num mercado em que todas as empresas estão a mostrar aos consumidores que são ecologicamente engajadas e que importam-se com as causas sociais, ambientais e a sua gestão, aderir a inovação sustentável significa manter-se competitivo e não ficar para trás aos olhos dos clientes.

Áreas impactadas pela inovação sustentável

Dentro das empresas, a inovação sustentável está ancorada em três grandes áreas, de forma macro. Confira quais:

1 – Área económica

Não dá para repensar o modelo de negócio, a forma de desenvolvimento ou trazer soluções disruptivas se não for viável economicamente falando.

Ou seja, antes de aderir a inovação sustentável, é preciso que todas as estratégias e iniciativas estejam alinhadas com o setor financeiro da sua empresa.

Não deixe de partilhar com a área financeira, o planeamento e a administração dos recursos dentro da nova lógica de inovação sustentável. É isto que vai ajudar a garantir que o seu negócio será capaz de sustentar-se e manter (ou, preferencialmente, aumentar) a faturação. 

2 – Área Social

A inovação sustentável também está diretamente ligada ao bem-estar social. Portanto, é importante lembrar que os seus colaboradores também precisam estar diretamente envolvidos neste processo – tanto quanto (ou até mais) que o cliente final.

A sustentabilidade precisa ser um propósito, um pilar (falaremos disso no próximo item). E este propósito precisa pulsar em todas as suas frentes para ser verdadeiro. 

Não adianta investir em inovação sustentável e não ter políticas que valorizam o bem-estar, como ordenados justos, saúde mental, segurança no trabalho e etc.

Ter um discurso “para fora” (para os clientes) e outro “para dentro” (para os colaboradores) é o maior teto de vidro que uma empresa pode ter.

3 – Área Tecnológica

A cada dia, novos produtos e serviços são pensados, desenvolvidos e ofertados. Neste contexto, sabemos que a tecnologia tem um papel fundamental no processo de  inovação.

E são as novas opções de tecnologias sustentáveis que vão permitir que as organizações consigam manter o ritmo de produção e do consumo sem provocar uma exploração excessiva dos recursos naturais.

Estas tecnologias sustentáveis são capazes de oferecer benefícios à sociedade e ao meio ambiente, alterando profundamente os processos de fabricação e a maneira como consumimos.

E, para isto, não existe outro caminho para as empresas senão investir em tecnologia.

Como colocar em prática?

Para exemplificar como a inovação sustentável funciona, vamos partilhar um pouco da nossa história com esta causa.

Desde nossa origem, temos 4 pilares estratégicos:

  1. Design Estratégico;
  2. Transformação Digital;
  3. Transformação Cultural;
  4. Experiência e Interação;

A integração destes pilares fornece uma visão holística dos problemas, transformando-os em oportunidades e soluções de alto impacto para as empresas.

Veja: nossas soluções são (e sempre foram) human-centered. Isto porque faz parte do nosso ADN a responsabilidade de criar um mundo cada vez melhor para as futuras gerações.

Desta forma, percebemos que faltava integrar um pilar que ajudasse a pensar e construir um futuro cada vez mais sustentável. 

Para trazer o Pilar de Sustentabilidade para dentro da MJV e virar a chave para o mindset sustentável, colocamos a Transformação ESG em nosso core business para ajudar a guiar a implementação de nossas soluções de impacto ambiental.

E assim nasceu o nosso 5º pilar: Transformação ESG.

A sigla não é exatamente uma novidade, mas ainda traz algumas dúvidas. O mais importante que precisa saber é: ela vai mudar – e já está a mudar – o mercado.

Quais efeitos da inovação sustentável para os negócios?

Quando empresas focam em atingir a vanguarda do mercado, muitas vezes acaba a esbarrar em iniciativas que não são sustentáveis.

É nesse contexto que a inovação sustentável faz toda a diferença.

Isto porque a premissa básica da inovação sustentável é unir os conceitos de tecnologia e inovação e colocá-los em sinergia. A ideia é proporcionar entregas que realmente geram valor para as pessoas, sem perder a visão de mercado.

A inovação sustentável prioriza o desenvolvimento de soluções de impacto positivo a considerar aspetos de todo um ecossistema: a olhar para o negócio, as pessoas e o planeta.

Para percorrer o trajeto da sustentabilidade na sua empresa, saiba que a inovação é uma aliada fundamental para isso.

A MJV apoia empresas nesta jornada para inovação consciente e transformação sustentável. Se precisar de ajuda, conte connosco

Agora que aprendeu como os pilares da inovação sustentável, conheça também um dos motores das transformação na empresas: o ESG. Clique no banner infra e receba o material.

Voltar