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Porque é que deve investir em serviços de consultoria em inovação

Atualmente, a maioria das empresas tem uma equipa interna dedicada à inovação. No entanto, a grande maioria continua a depender de ajuda externa para desenvolver os seus negócios. Neste artigo, explicamos porque é que a consultoria em inovação continua a ser tão relevante – e porque é que deve investir nela.


Inovar é resolver problemas, alcançar vantagens competitivas consistentes para diferenciar as empresas de seus concorrentes, além de vários outros elementos fundamentais para os negócios. Mas, como os métodos de inovação já existem há algum tempo, a pergunta é: por que as empresas devem continuar investindo em consultoria de inovação?

Leia nosso artigo e descubra a resposta.

Qual é o principal objetivo de uma consultoria em inovação?

Podemos definir o objetivo da inovação como a criação de uma solução (ou a melhoria de uma solução existente) que resolve um desafio empresarial, levando a empresa a adquirir um diferencial competitivo face à concorrência – e, idealmente, poupando dinheiro e tempo.

Está presente em todos os setores imagináveis. O leque de soluções possíveis é vasto e pode envolver:

  • Implementação de tecnologias de ponta a nível da empresa;
  • Criação de novos produtos, serviços ou funcionalidades;
  • Formatar novos modelos de negócio ou fluxos de receitas;
  • Criação e redesenho de processos, além da eliminação de impeditivos;
  • Planear as próximas etapas estratégicas da sua empresa, tendo em vista o futuro.

Se olharmos para os gigantes de qualquer indústria, todos eles têm uma equipa de inovação interna. Mas mesmo essas empresas contam com a ajuda de consultorias de inovação para estruturar, acelerar e realizar projetos para elas. Então, qual é o objetivo de contratar uma consultoria de inovação?

Já alguma vez se deparou com um problema para o qual não conseguia encontrar uma solução adequada, por mais horas que lhe dedicasse? Então, pede a um colega para dar uma olhadela
e, de repente, ele dá-lhe uma resposta.

A verdade é que, por muito bom que se seja no que se faz, toda a gente é suscetível de preconceitos e de pensar “dentro da caixa”. Conseguir um novo par de olhos para analisar um problema é, por vezes, tudo o que precisa para refrescar a sua mentalidade – e encontrar caminhos criativos para inovar.

Mas as consultoras de inovação não são apenas um novo par de olhos, são uma máquina bem oleada de olhos que pode fornecer às suas equipas ferramentas, técnicas e metodologias de inovação comprovadas para chegar a soluções inovadoras.

Quais são as vantagens de contratar uma empresa de consultoria em inovação?

Então, já sabe qual é o objetivo de uma empresa de consultoria em inovação, mas o que é que ela pode fazer exatamente por si? Em poucas palavras, contratar uma empresa de consultoria em inovação é acelerar os seus objetivos com ajuda especializada.

A lista de vantagens é extensa, por isso destacamos alguns dos principais benefícios para que possa ter uma ideia do que está a pagar quando contrata uma.

Identificar e corrigir processos não conformes

A maioria dos processos nas empresas e indústrias envolve pessoas e, embora as pessoas cometam erros, também são incrivelmente hábeis a criar soluções alternativas. Isto significa que mesmo os processos mais impraticáveis e ineficazes acabam por fornecer uma solução no final.

O problema com esta flexibilidade operacional é que as pessoas e as empresas habituam-se à forma como as coisas são e não procuram necessariamente formas mais eficazes de as fazer. É aqui que entram em ação os consultores de inovação. Estas podem ajudar a encontrar novos caminhos através da burocracia e de sistemas quebrados para conceber um processo melhor, mais eficiente e económico.

Criar produtos, serviços e características novos ou melhorar os existentes

Todas as empresas que criam algo têm um departamento de investigação e desenvolvimento. O seu trabalho consiste em melhorar ou conceber novos produtos, funcionalidades e serviços, mas nem sempre têm os dedos no pulso.

Um dos princípios orientadores da MJV é o de que não é possível realizar qualquer inovação a menos que se compreenda a empresa, o setor e, mais importante, os clientes envolvidos no processo na sua totalidade.

A contratação de uma empresa de consultoria para efetuar um estudo aprofundado sobre os seus clientes, empregados e produtos é uma excelente forma de estabelecer as bases para ofertas novas e inovadoras.

Testar ideias e conceitos empresariais antes de os colocar no mercado

Provavelmente já está farto de ouvir esta estatística, mas é uma espécie de “medir duas vezes, cortar uma” dos negócios: 95% de todos os produtos falham no lançamento.

O que isto significa para as empresas é que a entrada no mercado é assustadora, e as empresas querem ter a certeza de que o que estão a lançar no mercado vai flutuar, em vez de se afundar.

As empresas de consultoria em inovação são incrivelmente experientes na assistência aos seus clientes com testes e lançamentos e têm um grande tato quando se trata de compreender os clientes.

Criar uma cultura para alcançar a consistência da inovação

Dê a alguém inovação e alimenta-o durante um dia, ensine-o a inovar e alimenta-o durante toda a vida. Embora a inovação não seja exatamente um sustento, a carapuça serve e a integração da cultura da inovação na sua empresa é uma excelente forma de aumentar a consistência e a longevidade.

As mesmas ferramentas e metodologias que os consultores de inovação utilizam no seu dia a dia podem ser ensinadas e adaptadas para funcionar em qualquer empresa e em qualquer setor. É algo de que nos orgulhamos e que não é, de forma alguma, visto como uma divulgação de segredos comerciais.

Estruturar novas frentes de negócio e modelos de receitas

Com a era da informação veio a consolidação dos setores. Atualmente, a maioria dos gigantes da indústria e das empresas antigas fazem muito mais do que faziam quando foram fundadas.

Empresas como a Apple e a Amazon já estão a adquirir fintechs para fornecerem serviços financeiros aos seus clientes. No mundo de hoje, é bastante comum as empresas abrirem novas frentes de negócio e fluxos de receitas que não estão exatamente alinhados com as suas áreas de especialização.

As consultoras de inovação operam num ecossistema incrivelmente diversificado de indústrias, ajudando todos, desde bancos e gigantes da tecnologia a fabricantes de produtos de consumo e automóveis. Se há alguém que o pode ajudar a aventurar-se numa indústria nova ou estranha, são elas.

Desenvolver planos e estratégias para orientar os próximos passos da sua empresa

O ritmo da mudança e da perturbação da indústria aumentou drasticamente nos últimos anos, e esse ritmo está destinado a acelerar. Planear com antecedência pode parecer impossível quando há um novo avanço tecnológico todos os anos, mas isso não o torna impossível.

Parte do trabalho com a inovação é prevê-la, e se há alguém que pode ajudá-lo a planear os seus próximos passos ao longo do percurso, são aqueles que estão na vanguarda, abrindo caminho através das trepadeiras da selva.

Que serviços de consultoria em inovação oferece a MJV?

Já abordámos alguns dos principais objetivos das consultorias de inovação e os benefícios que podem oferecer, mas como é que chegamos a esses benefícios? Vamos apresentar-lhe apenas alguns dos serviços que a MJV tem para oferecer aos seus clientes.

Estratégia empresarial

Temos um conjunto de várias soluções disponíveis para ajudar os nossos clientes. O primeiro passo é uma imersão profunda para entender onde a empresa está e onde ela precisa de ajuda para chegar onde deseja.

De acordo com os objetivos do negócio, delineamos a estratégia e escolhemos as nossas ferramentas. A escolha das que realmente aplicamos à sua empresa dependerá dos seus objetivos e dos conhecimentos gerados pela nossa imersão.

A lista de ferramentas e metodologias possíveis é a seguinte:

• Inovação antecipatória
• Prospetiva estratégica e desafios empresariais
• Criação de novos modelos de negócio
• Criação de novos produtos/serviços
• Transformação cultural & digital
• Gestão da mudança
• Soluções em VR e AR
• Criação do Planeamento Estratégico
• Desenvolvimento dos objetivos estratégicos
• Gestão do desempenho empresarial
• Monitorização contínua das tendências

• Investigação e informação

Gestão de processos empresariais

A ideia por detrás da Gestão de Processos Empresariais é simplesmente registar e mapear a forma como os processos da sua empresa funcionam no seu próprio contexto específico. Isto significa que tem em conta os inputs que determinados processos recebem de outros processos anteriores, bem como os outputs que fornecem a outros processos a jusante.

O BPM pode ser utilizado para abordar todos os aspetos da sua empresa a um nível macro, mas também pode ser utilizado a um nível micro, analisando os processos individuais que precisam de ajuda.

O conceito é colaborativo e incentiva os trabalhadores experientes a partilharem as suas perceções e opiniões sobre os processos atuais. Tudo isto é feito para identificar oportunidades de melhoria, a fim de otimizar os fluxos de trabalho e os procedimentos.

Experiência do cliente e do utilizador

O consenso geral do mercado é que ser orientado para o utilizador é mais importante do que nunca. E com os consumidores cada vez mais exigentes e mais conscientes das suas opções, o principal fator de diferenciação é a experiência do utilizador.

Para desenvolver experiências de utilizador competitivas e encantadoras, os seus clientes têm de estar no centro de todas as suas estratégias. Este conceito abrangente precisa de ser disseminado através da sua cultura interna para ser bem sucedido, e nós temos uma lista de opções para escolher quando se trata de implementar essa mentalidade:

• Data-Driven Personas
• Design Sprint
• Experiências Phygital (physical e digital)
• Experiências Omnichannel / cross-channel
• Revisão e criação do percurso do utilizador
• Redesenho de experiências e interfaces

Formação

Como já dissemos, a formação dos seus empregados em matéria de inovação é o que fazemos melhor (e, por acaso, temos muita experiência neste domínio).

A aquisição de novas competências, mentalidades e comportamentos começa com a compreensão da necessidade de mudança. Para o conseguir, temos uma lista de métodos e actividades comprovados que podem ajudar os seus empregados a alcançar uma verdadeira consistência de inovação:

• Workshops
• Cursos EAD personalizados
• Organização de Eventos
• Hackathons

Transforme os seus desafios em soluções em 5 semanas

Como viu neste artigo, um dos piores erros que as empresas podem cometer quando gerem a inovação é acreditar que esta é um produto do acaso.

A maior parte das ideias de negócio falham porque não têm uma estratégia – o que significa que se uma empresa não dedicar atenção e recursos suficientes à sua estratégia e processos de inovação, nunca conseguirá obter resultados perenes. Isto termina agora.

Para ajudar os nossos clientes a desbloquear caminhos para novas ideias de negócio e oportunidades de receita, gostaríamos de lhe apresentar o Business Strategy Sprint da MJV, uma dinâmica de projeto concebida para lhe fornecer uma solução para um desafio empresarial em apenas cinco semanas – realizada e apoiada por especialistas da MJV com experiência em vários métodos de inovação diferentes.

Leu bem. Vem ter connosco com um problema e sai
com uma solução comercial desejável, exequível e viável
validada por um público real. É simples assim.

Se a cultura de inovação ainda se está a disseminar na sua empresa – e se está a começar a estruturar um processo de inovação (ou mesmo a ter dificuldade em melhorar a sua estratégia), então o Business Design Sprint da MJV pode ser o projeto de entrada ideal para si.

Se a sua empresa já tem experiência, mas atingiu um patamar e sente-se estagnada, esta pode ser a oportunidade certa para se livrar de problemas e abrir caminhos para novas soluções e geração de receitas – aumentando o seu potencial inovador.

Em qualquer dos casos, clique no banner a seguir e conheça mais sobre a contração de IT Outsourcing e os desafios que se propõe resolver.

Esperamos que este artigo lhe tenha dado uma melhor ideia de como a consultoria em inovação continua a ser fundamental para as empresas atingirem os resultados esperados ou, pelo menos, como ajudamos os nossos clientes a fazê-lo. Se pretende ver por si próprio o que a MJV pode fazer pela sua empresa, contacte um dos nossos especialistas. Lembre-se, não tem de o fazer sozinho.

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