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Brainstorming: o que é e como estimular novas ideias com Design Thinking

Conheça o processo criativo responsável por estimular a geração de soluções criativas e veja como o brainstorming pode ser aplicado no Design Thinking.


Quando se trata de gerar soluções criativas e insights valiosos para os negócios, poucas técnicas são tão bem sucedidas quanto o Brainstorming. Não é por acaso, que vem a ser amplamente utilizada nos mais diversos setores.

Em Design Thinking, essa metodologia entra em cena em uma das etapas mais importantes de todo o processo: a ideação. Aqui, o objetivo é gerar um grande número de ideias num curto espaço de tempo, a fim de resolver um desafio específico.  

Quer entender melhor o que é o Brainstorming e como conduzi-lo de forma verdadeiramente criativa? Então vamos em frente!

O que é Brainstorming? 

Como já dissemos, o brainstorming – também conhecido como tempestade cerebral – é uma técnica muito utilizada pelas empresas em momentos nos quais se necessita de um grande volume de ideias.

Nesta abordagem, os participantes são convidados a pensarem fora da caixa e a buscarem soluções para as questões levantadas anteriormente, como, por exemplo, durante as fases de imersão do Design Thinking.

O grande foco, aqui, é promover a partilha espontânea de insights. E, para que haja perspetivas diferentes sobre um mesmo problema, geralmente estes momentos contam com a participação de equipas multidisciplinares.

Por que usar esta técnica?

Há muitas razões pelas quais a técnica de Brainstorming é tão famosa. Quando bem conduzida, é capaz de trazer muitas vantagens para as organizações, como:

  • Estimular o trabalho em equipa e a colaboração;
  • Melhorar a comunicação interna;
  • Aumentar a produtividade das equipas na geração de ideias;
  • Contribuir para a criação ágil de produtos e serviços;
  • Ampliar a sensação de valorização e pertencimento por parte dos colaboradores.

Vale lembrar que o Brainstorming é uma das muitas pecinhas que compõem o Design Thinking.

Ao lado de outras técnicas, como a matriz de posicionamento e a prototipação, esta colabora com a implementação de um processo de inovação dentro das empresas e com a construção de produtos e serviços mais focados nas necessidades do consumidor final.

Quais as etapas de um Brainstorming?

Em geral, uma boa reunião de brainstorming costuma envolver pelo menos 6 etapas. São estas:

1. Explicação sobre o problema para o qual os participantes devem pensar soluções. O ideal é que todos tenham o máximo de informação possível.

2. Reflexão e apontamento das possíveis causas que podem estar a provocar o problema em questão.

3. Apontamento das ideias por parte de cada um dos participantes.

4. Partilha das ideias para todos os membros do grupo. Aqui, o moderador tem um papel importante: criar um clima adequado para que todos sintam-se confortáveis em contribuir.

5. Análise e seleção das ideias que possuem mais chances de serem bem-sucedidas. Para que todos sintam-se valorizados, é importante deixar claro antes quais são os critérios de seleção.

6. Transformação das ideias selecionadas num plano de ação prático.

Como fazer um Brainstorming de sucesso?

Além de seguir as etapas apresentadas acima, há outros cuidados que devem ser tomados para que a técnica de brainstorming seja aproveitada da melhor forma possível.

Veja, na sequência, quatro regrinhas básicas que costumam fazer toda a diferença para uma tempestade de ideias ser bem-sucedida:

1. Qualidade pela quantidade

O brainstorming parte do princípio de que a qualidade e a assertividade das ideias geradas são alcançadas através da quantidade.

Isso significa que, quanto maior o volume de ideias geradas pela equipa, maiores as chances de produzir soluções realmente inovadoras e funcionais.

2. Evitar julgar as ideias

Lembra quando dissemos que o brainstorming é o momento ideal para se pensar fora da caixa? Pois bem. Justamente por isso, as críticas e os julgamentos devem ficar de fora, já que podem atrapalhar o processo criativo.

O foco deve estar em produzir e aprimorar ideias. A avaliação, por sua vez, ficará para um momento posterior.

3. Ideias ousadas são bem-vindas

Um dos grandes desafios dos moderadores é conseguir motivar os participantes a partilharem ideias ousadas, mesmo que estas não tenham sido completamente elaboradas.

Lembre-se de que diferentes ângulos de uma mesma ideia podem gerar soluções inovadoras, mesmo que pareçam improváveis num primeiro momento. Por isso, é fundamental valorizar a contribuição de perspetivas “fora da curva”, sem deixar que o senso crítico inviabilize o debate e o desenvolvimento delas.

4. Combinar e aprimorar ideias

Por fim, tenha em mente que o brainstorming deve ser um processo 100% colaborativo.

Isso quer dizer que as ideias sempre podem ser combinadas, adaptadas, transformadas e desmembradas em muitas outras por qualquer um da equipa.

O que não fazer num brainstorming?

Mais do que saber o que fazer no brainstorming, também é importante conhecer as práticas e condutas que devem ser evitadas para não prejudicar a geração de ideias.

Uma delas já foi mencionada acima: evitar criticar ou fazer comentários negativos sobre os insights apontados pelos participantes. Mas, além desta medida, há outras três dicas do que não fazer:

  • Interromper o fluxo criativo

Separe um tempo da agenda e um local adequado para que o brainstorming aconteça sem interrupções.

Qualquer distração, por menor que seja, pode fazer com que os participantes percam a linha de raciocínio na hora de pensar e partilhar as suas ideias.

  • Não dar tempo para que todos participem

Um brainstorming de sucesso é aquele em que todos participam. Por isso, além de separar um tempo adequado, esclareça desde o início que a colaboração de todos é muito importante.

Aqui, o bom senso fará a diferença para que nenhum membro da equipa transforme as suas contribuições num monólogo.

  • Permitir que o foco do encontro seja desviado

Esta é uma dica que necessita imensa flexibilidade de quem estiver a moderar a  reunião. Afinal, esta envolve saber mediar possíveis conflitos que possam vir à tona, a fim de evitar que eles roubem a cena.

Dica: a construção de um clima leve é fundamental para que a reunião seja realmente produtiva!

Agora que já sabe como o brainstorming funciona, que tal começar a implementá-lo nas suas estratégias? Pode apostar que os resultados serão surpreendentes.

Aliás, caso queira se aprofundar nos retornos mensuráveis que podem ser obtidos com a aplicação do Design Thinking, temos um e-book completo sobre o assunto. Descarregue agora!

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